Acorda Cidade
A Bahia é o sétimo estado do país em taxa de homicídios, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O estado registrou em 2010 a marca de 31,7 homicídios para cada 100 mil habitantes. O líder da triste lista é Alagoas, com taxa de 68,2.
Já em roubo de veículos, a Bahia obteve uma taxa de 59,2 e ficou em décimo lugar. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (22), são de 2010 e resultado de uma compilação de informações do Ministério da Justiça, da Secretaria Nacional da Segurança Pública e do IBGE, fornecidas pelos próprios estados e organizadas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Segundo o sociólogo Renato Sérgio de Lima, responsável pelo Anuário, alguns estados, como Amapá e Santa Catarina, não forneceram todos os dados, o que fez com que esses dois estados fossem colocados no final da lista. No caso da Bahia, disse, o governo forneceu os dados corretamente.
O Anuário analisou outros aspectos, como a população carcerária proporcional ao número de habitantes – a Bahia ficou em penúltimo com taxa de 92,5 – e criminalidade juvenil (Bahia ficou em 24º, com taxa de 28,8). Em gastos com a Segurança Pública, o estado ocupa o 21º lugar: R$ 140 por habitante. Campeão nesse item, Rondônia gasta R$ 405,90. As informações são do Correio.