Os voluntários da brigada Águia Resgate do município de Conceição do Coité sinalizaram no último domingo (18), os quebra-molas que foram instalados na BA-120, trecho que liga os bairros Alto São João e Casas Populares.
A iniciativa foi motivada após o registro de oito acidentes no local, devido à falta de sinalização dos equipamentos que foram colocados na via.
No sábado (17), uma das vítimas que estava trafegando em uma Biz, não observou o quebra-molas, perdeu o controle do veículo e teve traumatismo craniano.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o coordenador da brigada voluntária, Gildo Carneiro, explicou que no local não existe iluminação adequada, e por ser uma via em linha reta, os condutores acabam abusando da velocidade.
“As placas de sinalização já tinham sido instaladas há uns 20 dias, e no sábado os quebra-molas foram instalados. A via é muito escura, tanto que a gente chama de ‘rodovia da morte’, porque sempre tem acidente com vítima fatal e o pessoal pisa o pé mesmo. Ali próximo tem uma entrada de uma fábrica que tem mais de 100 funcionários, e com isso, estava colando a via do pessoal em risco. O município através do estado, conseguiu a instalação dos quebra-molas, mas não foi sinalizado na pista. No mesmo dia foram seis acidentes, o mais grave foi no período da noite quando um motociclista pulou e caiu no chão, como ele estava sem capacete, acabou batendo a cabeça no chão, nós prestamos socorro para o Hospital Português aqui de Coité, e depois saiu a regulação para Feira de Santana. Então, com o apoio da prefeitura, nós conseguimos as tintas e os cones e pintamos os equipamentos para evitar novos acidentes”, informou.
A Prefeitura Municipal de Conceição do Coité enviou a seguinte nota:
Diversas denúncias relacionadas à imprudência e tráfego em alta velocidade, em vias com fluxo intenso de pedestres foram registradas pela Ouvidoria Municipal. Nas solicitações a população reivindicava medidas de redução da velocidade para garantir a segurança de todos no trânsito.
Após avaliação técnica, foi identificada a necessidade de instalação de quebra molas em alguns pontos da cidade. Sofreram intervenções neste sábado (17) a Avenida Luís Eduardo, no cruzamento da rodoviária com a Jaqueira, em frente à loja Beatriz Calçados e no cruzamento do Malaquias Gás. Outras lombadas foram instaladas na Rua Bailon Lopes Carneiro, ao lado da Clínica São José e na Av. Padre Madureira, sentido Igreja Católica, antes do Bar Bombar e na BA 120, trecho entre Casas Populares e Condomínio Brisas, na entrada da fábrica Maria Isabel.
Todas as novas lombadas foram colocadas para promover a redução da velocidade dos condutores que trafegam por estas áreas, que são trechos com presença de escolas, hospitais, clínicas e repartições públicas, especialmente no trecho entre Casas Populares e a fábrica Maria Isabel, que conta com grande circulação de motos e transeuntes.
Seguindo as normas técnicas, a Prefeitura de Coité realizou a instalação da sinalização vertical das vias com placa desde o dia 29 de novembro. Já a sinalização horizontal, de acordo com a norma NBR 15405, a pintura deve ser iniciada quando o asfalto estiver com temperaturas de 5 a 40 graus, para atingir essa temperatura é necessário 48h. Nesta segunda-feira (19) a prefeitura iniciou o processo de finalização da sinalização com aplicação de pintura na via, recebendo o apoio da equipe de voluntários do Projeto Águia Resgate.
Com relação aos acidentes registrados, a prefeitura tem feito o acompanhamento do estado de saúde das vítimas. Registramos apenas um caso grave, com necessidade de regulação para Feira de Santana. A administração municipal tem feito o monitoramento desde o momento do acidente até então. A vítima já recebeu alta e já está em casa, recebendo o auxílio necessário da prefeitura.
É fundamental que os condutores de veículos fiquem atentos à sinalização e, especialmente, dirijam com prudência para evitar acidentes.
Com informações da produtora Maylla Nunes do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram