O advogado Antônio Adonias Aguiar Bastos foi empossado como desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na vaga destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (19), no gabinete da Presidência do TJ. Antônio Adonias teve a sua nomeação publicada na última sexta-feira (16), no Diário Oficial do Estado, em ato assinado pelo governador Rui Costa.
Ele foi selecionado a partir da lista tríplice escolhida pelo Tribunal, na qual ainda constavam os nomes dos advogados Carlos Magnavita e Vivaldo Amaral. A escolha de Antônio Adonias para o a vaga de desembargador foi iniciada com a formação da lista sêxtupla, eleita por votação direta da advocacia.
A votação aconteceu no último dia 13 de outubro, pela internet, em horário contínuo, permitindo aos advogados e advogadas da capital e do interior a participação através de computadores, tablets e smartphones. Adonias ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Lourival Trindade.
O processo de escolha da lista sêxtupla pela advocacia bateu recorde de candidatos, com 28 postulantes, e também de participação, com 15.977 votantes em todo o estado. Foram escolhidos, por ordem de votação, os advogados Germana Pinheiro, Antônio Adonias, Carina Canguçú , Carlos Magnavita, Vivaldo Amaral e Josemita Rebouças. A lista foi homologada pelo Conselho Pleno da OAB-BA no dia seguinte, 14 de outubro, e foi entregue pela presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, ao presidente do Tribunal, desembargador Nilson Castelo Branco, no dia 17 de outubro.
Fonte: Bahia Notícias
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram