Feira de Santana

Sem cursos na área, jovem de 22 anos pratica desenhos realistas e sonha em atuar na profissão

De acordo com o jovem ao Acorda Cidade, para fazer os desenhos é preciso investir boa parte do salário em materiais, que segundo ele, possuem um valor elevado.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Natural da cidade de Salvador e morando há cerca de 2 anos em Feira de Santana, o repositor de supermercado Breno Rodrigo Santana dos Santos, 22 anos, tem se dedicado dia após dia para conseguir realizar dois grandes sonhos: o primeiro é ajudar a mãe com a casa própria e o segundo é poder trabalhar com a sua grande paixão, que são os desenhos realistas.

O jovem começou a se interessar pela arte de desenhar ainda aos 6 anos de idade, quando viu seus primos praticarem alguns desenhos em formato de animes, que são animações originalmente produzidas no Japão, mas que atualmente se disseminou em diversos países.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com o passar do tempo, a técnica de Breno foi evoluindo e ele passou a praticar também os desenhos realistas.

“O desenho realista é a reprodução de um desenho no papel. Pratico há aproximadamente 2 anos. Tudo começou aos 6 anos de idade quando eu vi dois primos meus desenhando figuras de animes, e a partir dali eu peguei um papel, lápis, e comecei a praticar. Ao longo dos anos, eu pratiquei bastante os desenhos em formato de animes, quando resolvi me interessar por desenhos de rostos, e foi aí que começou meu trabalho com desenhos realistas. No desenho colorido eu utilizo lápis de cores, e no preto e branco, utilizo lápis, borracha e grafites”, contou o jovem, em entrevista ao Acorda Cidade.

Breno Rodrigo destacou que atualmente está focado em desenhar rostos humanos. Através de um quadro, chamado Grid, ele reproduz com exatidão, em um papel apropriado, as expressões e o formato da imagem de referência.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Dificuldades

De acordo com o jovem ao Acorda Cidade, para fazer os desenhos é preciso investir boa parte do salário em materiais, que segundo ele, possuem um valor elevado.

“Em relação à compra de materiais, eu sinto um pouco de dificuldade, devido aos valores que acabam sendo altos e também porque hoje trabalhamos apenas para nos alimentar, e a renda acaba sendo pouca, então em relação a comprar materiais e trabalhar nessa área, que é meu grande sonho, tenho um pouco de dificuldade sim”, revelou.

Foto: Arquivo Pessoal

Conforme Breno Rodrigo, ele é autodidata, ou seja, aprendeu a desenhar sem ter feito nem tipo de curso, algo que ele deseja muito para poder um dia trabalhar profissionalmente nesta área.

“Até hoje não pude frequentar faculdade ou curso, tudo que eu sei sobre o desenho realista foi mediante o meu esforço ao longo dos anos e dedicação. A inspiração é saber que através do desenho realista posso me sentir à vontade, feliz, e através disso me sinto bem mais confiante para enfrentar a vida também. Meu maior sonho hoje é poder ajudar a minha mãe, dando uma casa para ela, e meu segundo sonho é poder trabalhar com desenhos realistas. Com meu esforço do trabalho e minha dedicação eu poder também crescer na vida em relação a isso”, almeja.

Foto: Arquivo Pessoal

Breno Rodrigo destacou ainda que caso as pessoas tenham interesse podem realizar encomendas. Um quadro no tamanho de uma folha de ofício A3 colorido fica a partir de R$ 200 e o preto e branco a partir de R$ 150.

“Atualmente estou treinando bastante para melhorar a qualidade dos meus trabalhos, mas caso alguém entre em contato comigo eu também vendo trabalhos ou faço referências caso a pessoa queira. Pretendo me especializar entrando na Faculdade, podendo atuar ativamente na área de desenhos realistas.”

Quem desejar conhecer melhor o trabalho desse jovem talento pode acessar a página do seu perfil no Instragram @breno.ofiicial, e realizar encomendas através do número (75) 98232-7491 (ligação e WhatsApp).

Foto: Arquivo Pessoal

“As pessoas podem encomendar um desenho de rosto em qualquer tamanho. A diferença entre uma foto e um desenho é que ele é feito por um artista, de uma forma natural, através das técnicas e habilidades que ele possui. O princípio do realismo é refletir perfeitamente todos os traços da referência, por isso que se chama desenho realista, com o tamanho e as cores perfeitas. É preciso muita concentração, suor, esforço e, além disso, muitas noites perdidas. Mas eu nunca pensei em desistir, pois através do esforço a pessoa consegue qualquer coisa”, ressaltou.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários