A Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana confirmou mais um caso da varíola dos macacos, também conhecida como Monkeypox. Trata-se de um homem, de 47 anos, sem histórico de viagem. O paciente reside em Conceição da Feira, mas realizou a testagem aqui no município.
Dos dez casos confirmados de varíola dos macacos pela VIEP, nove estão recuperados. Cinco pacientes com casos suspeitos aguardam o resultado do exame. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, a doença segue controlada no município. “Dos pacientes que testaram positivo, nenhum teve sintomas graves. Os casos considerados suspeitos aguardam o resultado do exame em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela equipe de saúde”.
A transmissão do vírus entre humanos ocorre principalmente por meio do contato direto, como beijo ou abraço, contato com feridas infecciosas, crostas ou fluidos corporais, além de secreções respiratórias durante contato pessoal prolongado.
Os sintomas mais comuns são: febre; dor de cabeça; dores musculares; dor nas costas; gânglios (linfonodos) inchados; calafrios; exaustão.
A Prefeitura de Feira disponibilizou as sete policlínicas municipais, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e mais seis Unidades de Saúde da Família (USF) vinculadas ao programa Saúde na Hora para o atendimento dos casos suspeitos. Desse modo, ao apresentar os sintomas, a orientação é procurar esses locais para realizar o exame.
As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram