Famílias que residem na Rua São José, bairro Rocinha, próximo à divisa com o bairro Ponto Central, em Feira de Santana, precisam conviver com o forte mau cheiro provocado pelo acúmulo de lama e água, devido à falta de drenagem e pavimentação da via.
Segundo moradores ouvidos pelo Acorda Cidade, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) começou a instalar caixas de esgoto no local e em ruas próximas, mas a Rua São José ainda não foi finalizada, e com isso as pessoas sofrem para se locomover e até se alimentar em suas casas devido ao mau cheiro que entra nas residências.
Maridalva Arlindo Freire Almeida mora há 25 anos no local. Segundo ela, a rua está uma verdadeira lagoa.
“Essa rua, eles começaram a fazer as caixas de esgoto, mas não terminaram. Fica essa lagoa entupida, a água não desce, e os moradores que tiram de vassoura. Tanto que quando os carros de aplicativo vêm não querem passar com medo de ficarem atolados. A situação é complicada. A equipe da Conder está realizando serviços em locais próximos. De noite aqui fica muita muriçoca e temos que utilizar mosquiteiros, porque é muito sofrimento. A situação é insuportável”, reclamou a moradora.
Elza Silva Santana, que reside há cerca de 20 anos na Rua São José, diz que as pessoas têm dificuldade de se alimentar por conta do mau cheiro, mas com o tempo acabam acostumando, porque ‘não tem jeito’.
“Eles começaram a fazer caixas de ruas de trás e largaram esse pedaço sem fazer. Eu moro aqui com mais quatro pessoas. Porque não terminaram essa rua?”, questionou.
Em resposta ao Acorda Cidade e à reclamação dos moradores, a Conder enviou uma nota oficial, na qual informa que já concluiu os serviços de esgotamento sanitário e pavimentação na Rua São José. Porém, segundo a empresa, devido à falta de um sistema de drenagem na localidade, que é de responsabilidade da prefeitura, as águas pluviais são indevidamente interligadas aos bueiros, através de ligações clandestinas, que dão acesso à rede de esgoto, o que acarreta, principalmente em períodos de chuva, na sobrecarga do esgotamento sanitário, realizado pela companhia.
A Conder informou ainda que irá recuperar a pavimentação danificada pelas últimas chuvas, nos locais, onde realizou os serviços.
“Vale ressaltar que os problemas crônicos de drenagem no município de Feira de Santana, incluindo os bairros no entorno da Lagoa Grande, são de responsabilidade da gestão municipal. Ao todo 120 ruas estão sendo beneficiadas com serviço de esgotamento sanitário, realizado pela Conder, nos bairros do entorno da Lagoa Grande, que vão deixar de contribuir para sua poluição. Estão previstas em todo o projeto sete mil ligações domiciliares, sendo que deste total mais de 50% já foi executado. São 11 mil metros lineares de rede coletora de esgoto. Após a finalização desta etapa, os trechos das ruas, onde foram feitos os serviços, recebem novo pavimento”, disse a companhia em nota.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram