Pais e mães se reuniram na manhã desta terça-feira (6) na porta do Centro de Educação Monteiro Lobato, situado no bairro Capuchinhos em Feira de Santana.
Segundo eles, a unidade de educação está em reforma, mas as aulas não foram suspensas, o que está causando um grande desconforto para os estudantes.
Julia Alves de Jesus é mãe de um estudante, e ao Acorda Cidade ela contou que muitas crianças estão ficando gripadas por conta da poeira da reforma.
“As crianças estão estudando no meio da reforma, estão derrubando uma sala ao lado onde os estudantes estão estudando, e com isso a poeira está subindo de uma forma insuportável. As crianças estão ficando gripadas e ninguém toma nenhuma providência, queremos saber da direção da escola o que será feito”, pontuou.
Fran Alves também é mãe de uma estudante. Segundo ela, a filha ficou internada com problemas respiratórios.
“Minha filha tem anemia falciforme, ela precisou ficar internada por conta dessa reforma, e olha que nem tem previsão de terminar. Querem transferir as crianças para outro local já agora no final do ano letivo. Estamos aqui para saber qual a providência que a direção vai tomar, porque nossos filhos não podem ser lesados, nem prejudicados já no final do ano letivo. Isso é um verdadeiro perigo, porque pode acontecer algum acidente, seja com eles ou até com os professores que estão por aqui”, disse.
Outra mãe que preferiu não se identificar, informou que uma reunião foi realizada com todos os pais sobre a mudança de sede, mas até o momento, a transferência não aconteceu.
“A diretora não deu nenhuma posição, disse que já tinha alugado um prédio para encaminhar todos os alunos, que teria um ônibus, falou muito bonito, mas até agora nada foi feito. Os alunos aqui estudando no meio dessa reforma, será que vão esperar acontecer uma tragédia para tomarem uma providência?”, questionou.
Ainda no Programa Acorda Cidade, a secretária municipal de Educação, Anaci Bispo Paim, deu o retorno da reclamação dos pais.
Segundo ela, a transferência da unidade ocorrerá ainda neste final de semana e explicou que as obras que estão sendo realizadas no local, é na parte externa e não há interferência com as aulas.
“A Escola Municipal Monteiro Lobato iniciou na área externa, uma interferência física, que vai deixar a unidade com uma estrutura excelente. Nós estamos ali construindo uma quadra coberta, fazendo um anfiteatro, até porque temos um terreno disponível para isso. Além disso, iremos trocar todo o telhado, todo o piso, trocar as portas, iremos fazer um revestimento melhor nas paredes, trocar a cozinha de lugar, ampliar os espaços administrativos, possibilitando que toda área da unidade seja modificada. A própria comunidade visitou o novo espaço, já foi aprovada e a mudança deve acontecer ainda no final desta semana. Por conta desta reforma que já iniciou, tivemos que fazer uma entrada provisória para os estudantes na lateral, mas isso é temporário até que haja a mudança”, explicou.
Ainda de acordo com a secretária, a mudança ainda não aconteceu por conta de algumas logísticas.
“Ainda estamos nas tramitações finais, falta ligar a luz e a questão do esgoto, mas temos certeza que neste final de semana, já estaremos de mudança completa. Esta reforma tem previsão de 12 meses para conclusão, iniciamos na parte externa, e depois que toda comunidade sair, iremos começar a reforma na parte interna”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram