Bahia

Com apenas 10 anos, atleta de Tanquinho e campeão brasileiro sonha em ser professor de karatê

O jovem conquistou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado em outubro deste ano em Goiânia.

Com apenas 10 anos, atleta de Tanquinho e campeão brasileiro sonha em ser professor de karatê

O Acorda Cidade também ouviu o atleta mirim Kauan Israel, que um pouco tímido confirmou que, além de gostar muito do que faz, o sonho dele é se tornar professor de karatê um dia e também um grande atleta profissional.

Com apenas 10 anos de idade, o lutador Kauan Israel é o atleta mais jovem da cidade de Tanquinho a conquistar uma medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê.

Ele participou do evento, realizado pela Federação Nacional do esporte na cidade de Anápolis, em Goiás, em outubro, e disse ao Acorda Cidade que sonha em se tornar um grande atleta profissional e também professor de Karatê.

Mesmo tímido diante da reportagem, o garoto disse que gosta muito do que faz. No Campeonato Brasileiro ele ganhou a faixa roxa, na categoria de 10 anos e com essa vitória, ele ganhou também a vaga para o Pan-Americano e a Copa do Brasil.

A servidora pública Lorena Silva de Jesus, 27 anos, mãe de Kauan, contou em entrevista ao Acorda Cidade sobre a felicidade e o orgulho de ver o filho conquistar tantas medalhas ao longo de toda a sua trajetória no esporte.

“Ele começou a treinar karatê desde os 4 anos de idade, e desde o primeiro campeonato baiano de Karatê que participou, ele ganhou duas medalhas de bronze, e assim todo campeonato ele ganha uma medalha. No total, ele tem seis medalhas de ouro, duas de prata e o restante de bronze. Kauan está hoje na faixa roxa e recentemente disputou uma competição a nível nacional. Ele foi campeão brasileiro de Karatê no mês de outubro, em Goiás, Anápolis”, celebrou.

Lorena de Jesus disse que acreditava firmemente que Kauan iria conquistar o ouro no campeonato, devido ao potencial dele e toda a dedicação que empregava durante os treinos.

“Ele sempre foi um garoto dedicado, tudo que ele planeja, corre atrás do que ele quer, sempre foi persistente, então eu já esperava isso. Ele atualmente é campeão nacional, foi para o baiano e ganhou medalha de ouro e depois foi para o brasileiro. Ele tem um incentivo dos pais, da família, do professor de Karatê e toda a população, pois todos ficaram felizes com a vitória dele. Isso tem uma importância imensa, tanto eu quanto o pai, e a família toda, estamos super orgulhosos, e acredito também que a cidade toda está feliz. Ele teve uma receptividade imensa aqui”, destacou.

O treinador de Kauan, o karateca Felipe Santos de Sena, que faixa preta, 1º Dan, contou que há seis anos auxilia o garoto nos treinos e também estava confiante de que o menino fosse campeão nacional.

“Tanto ele quanto vários atletas daqui têm potencial para ser campeões, tanto a nível estadual como nacional, todos aqui são nível altíssimo. A prática do esporte aqui a gente começou devagar, o professor Geomário parou de dar aulas, e eu dei continuidade ao trabalho dele. A gente foi crescendo, indo para competições, como campeonato baiano, norte e nordeste, e agora foi a primeira vez que levei os meninos para o campeonato brasileiro”, informou Felipe Sena.

De acordo com ele, os atletas da academia já têm vários títulos, e agora além dele, o local tem mais um campeão nacional que é o Kauan.

“Temos campeões baianos de Kata e de luta, temos campeões do Norte e Nordeste, e agora temos campeões brasileiros, que além de mim, Kauan chegou junto, além de Antony, que teve uma boa apresentação e ficou entre os 10 melhores. Já lutou o K1 e foi campeão em Feira de Santana, que ele quer entrar no mundo do MMA, igual ao professor”, relatou.

Conforme o treinador, os garotos treinam quatro dias na semana, duas horas por dia e dão tudo de si nos treinos.

“Eles jogam duro. A próxima competição vai ser agora em novembro, a copa Bahia, em Feira de Santana, e além de Kauan e Antony quero levar outros atletas que têm potencial para ser campeões. É um orgulho imenso que eu tenho. Até alguns dias, eu era o único campeão brasileiro aqui na cidade. Vi a felicidade dele e da população que ajudou muito a gente, e foi a primeira vez que vi uma mobilização assim grande para levarmos dois atletas aqui da academia. E a importância é o reconhecimento do esforço deles, da academia, das mães, que chegam junto em qualquer evento que a gente vai.”

Diante do reconhecimento e orgulho pelo desempenho dos atletas da academia Fênix, Felipe Sena já almeja levar mais atletas para o campeonato nacional ano que vem.

“No Brasileiro, como foi uma viagem cara, só tive condições de levar dois alunos. Fizemos várias rifas, pedi ajuda ao comércio, mas para o ano que vem, vamos trabalhar desde agora para levar pelo menos 8 atletas. O Kauan foi campeão no kumite, que é a luta em si, que é o forte em si e só tenho a agradecer a toda a população de Tanquinho e aos comerciantes que nos ajudaram.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários