Feira de Santana

Após missa, devotos de Santa Bárbara seguem em cortejo para o caruru no Centro de Abastecimento

Por conta do aumento do número de casos da covid-19 os fiéis estavam usando máscaras, conforme obrigam os decretos publicados nesta semana.

missa de santa barbara
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
missa de santa barbara
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O dia 4 de novembro, Dia de Santa Bárbara, cai em um domingo neste ano. Por este motivo, a festa em Feira de Santana foi antecipada para este sábado (3), uma vez que o Centro de Abastecimento, onde acontece grande parte da celebração, não funciona aos domingos.

As comemorações iniciaram com uma missa na Igreja Senhor dos Passos, celebrada pelo Diácono Gilberto Santana, posteriormente um cortejo com a imagem da santa seguiu em direção ao centro de abastecimento onde ficará por algumas horas do dia para visitação e posteriormente foi servido o caruru – cerca de duas mil refeições.

Cento de Abastecimento | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Por conta do aumento do número de casos da covid-19 os fiéis estavam usando máscaras, conforme obrigam os decretos municipal e estadual publicados nesta semana.

Presente na missa, o prefeito Colbert Martins Filho demonstrou discordar da antecipação das comemorações para este sábado.

prefeito colbert Martins filho
Prefeito Colbert | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“As tradições se mantêm pelo respeito da sua integridade e permanência. O Dia de Santa Bárbara é amanhã, e eu acho que a gente tem que marcar as tradições no dia em que ela acontece, por isso o povo de santo se mantém de forma tão forte, e acho que nós católicos às vezes transigimos de forma inadequada. A tradição está diminuindo porque até a própria vida atualmente é diferente do que era há muito tempo no Centro de Abastecimento. Está na hora de a gente renovar a tradição. Tradição só se mantém se ela for atualizada, participada. Não é apenas a distribuição do caruru, isso é só uma parte da festa de santo, a festa católica tem outra característica. Acho importante ser no dia porque antecipar enfraquece a tradição”, declarou o prefeito durante entrevista ao Acorda Cidade.

Diácono Gilberto Santana
Diácono Gilberto | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Diácono Gilberto Santana disse que a celebração da missa em Feira de Santana sempre ocorreu na Igreja Senhor dos Passos, e ocorre há mais de meio século.

“É uma festa muito antiga, muito tradicional, uma festa de mais de 50 anos, sempre celebramos aqui na Igreja de Senhor dos Passos a missa de Santa Bárbara. Santa Bárbara era uma jovem que morreu com 35 anos de idade. Ela se converteu já adulta, seu pai queria que ela se casasse e ela prometeu sua virgindade inicialmente ao santo da sua devoção e quando ela se converte ela se coloca nas mãos de jesus com sua virgindade. Ela não obedeceu ao pedido do pai de casar e por isso foi assassinada por ele. Ela é mártires por sua fé e dedicação. Dedicou sua vida à graça de Deus nos últimos dias de sua vida”, informou.

Alissa Pereira | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Alissa Pereira, no distrito de Jaguara, é devota de Santa Bárbara e disse que recebe tudo que pede à santa. “Tudo que eu peço a ela, ela me dá. Eu estava doente e minha mãe me curou”, disse.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Também devoto, Francisco Bacelar disse que participa das comemorações todos os anos e neste pediu a Deus, cura para pessoas da sua família.

“Santa Bárbara é uma guerreira, rainha do trovão, todo ano frequento essa festa, e com Deus na frente há de tudo abençoar que no próximo ano tudo ocorra bem em Feira de Santana. Peço a cura para minha, minha sobrinha, peço que Deus cure a todos”, clamou.

Centro de Abastecimento | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários