O município de Feira de Santana registrou no dia de ontem (30) mais 430 casos positivos da Covid-19. O número alto de infectados na cidade, está fazendo com que a população busque a vacinação contra o vírus.
No entanto, a demanda está sendo alta para pouco estoque do imunizante em algumas Unidades de Saúde.
A reportagem do Acorda Cidade esteve na manhã desta quinta-feira (1º) na Unidade Básica de Saúde Caseb I, localizado no bairro Caseb e muitas pessoas aguardavam na fila para serem atendidos.
Moradora do estado do Espírito Santo, Rilda Soares contou que estava na Unidade de Saúde pela segunda vez, pois no dia de ontem não encontrou mais a vacina.
“Ontem por volta das 14h já tinha encerrado todas as vacinas aqui, por isso que voltei hoje cedo para receber a vacina. Já tomei as três doses e agora falta a 4ª dose de reforço. Eu moro no estado do Espírito Santo, mas estou passando esses dias na casa da minha irmã aqui na cidade e vim me cuidar também”, contou.
A vendedora Tatiane Santos também contou a reportagem do Acorda Cidade que está em busca da 4ª dose. Segundo ela, com os casos aumentando no município, é necessário a prevenção.
Já na Unidade Básica de Saúde Centro de Assistência Social Santo Antônio (Cassa), as doses da vacina terminaram por volta das 11h no dia de ontem.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a técnica de enfermagem Jéssica Arruda explicou que cada Unidade recebe 50 frascos da vacina que resultam em 250 doses, mas as pessoas se concentram em um único local, gerando alta demanda.
“São 108 postos de saúde para aplicar a vacinação contra a Covid-19, cada local recebe 50 frascos da vacina, então são 250 doses, ou seja, 250 pessoas para receber a vacina. Porém a população se concentra em um único local, como é o caso daqui do Cassa, um local central, fácil estacionamento, então as pessoas se concentram aqui, e infelizmente não vai ter dose suficiente. Ontem por exemplo, as doses terminaram por volta de 10h, 11h”, informou.
Ainda de acordo com Jéssica, a população relaxou com a Covid-19 e por conta do alto número de casos, a procura pela imunização cresceu de forma rápida.
“As pessoas esqueceram de completar o seu calendário vacinal, e agora estão vindo tomar a vacina agora. Por incrível que pareça, tem gente vindo aqui tomar a primeira dose, e olha que já estamos aplicando a 5ª dose para pessoas imunossuprimidos. Infelizmente, a própria população é a causadora deste aumento, porque os cuidados foram relaxados, acharam que o vírus não estava mais circulando na cidade, quando o vírus nunca nem saiu”, concluiu.
Quem não pode tomar a vacina contra a Covid-19 durante o dia, a Prefeitura Municipal disponibilizou um horário extra até às 21h. (saiba mais aqui)
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram