O secretário da planejamento de Feira de Santana, Carlos Brito, informou que a prefeitura já finalizou a licitação para recuperação do asfalto e sinalização das vias contempladas no Projeto Novo Centro. O orçamento estimado para essas obras, que não foram contratadas na primeira etapa do plano, é de R$ 5 milhões.
“O asfalto nas vias vai acontecer. Foi licitado agora R$ 5 milhões de asfalto para concluir a pavimentação e sinalização da área do Projeto Centro, que não foi contratado no projeto Centro original. O prefeito Colbert Martins licitou agora e já tem empresa vencedora”, informou ao Acorda Cidade.
Ele confirmou que a primeira etapa do projeto já foi concluída, com obras de drenagem.
“A primeira etapa era uma poligonal que ia da Rua Carlos Valadares até a Presidente Dutra, e a outra vertente foi a Barão de Cotegipe. O grande foco foi drenar o centro de Feira de Santana. Tiveram chuvas torrenciais agora e não houve nenhum alagamento nos pontos de intervenção. Esse foi um fato concreto e consumado na poligonal que foi concluída. Essa obra a gente não vê, sente. Reduziu-se o acesso em algumas ruas, estreitou, porque isso é uma máxima no mundo. Estive em Barcelona, onde as ruas são estreitas, porque querem que os carros vão para a rua o mínimo possível, e precisamos devolver a cidade ao cidadão. Fizemos as valas de serviços de internet, para retirar dos postes, que provocavam incêndios a toda hora. Foram feitos os passeios, as praças vão ser na segunda etapa. Então a obra do projeto Centro, temos a dificuldade apenas com o comércio informal na Marechal”, afirmou Carlos Brito.
Ele destacou que o projeto Novo Centro foi pensado pelo prefeito Colbert Martins para dar uma melhor visibilidade ou melhorar o visual do centro. “Devolver às pessoas o direto de ir e vir nos passeios públicos, adequar Feira de Santana a uma nova realidade urbanística, porque ele teve uma abrangência em duas etapas”, informou.
Marechal Deodoro
Na Marechal Deodoro, conforme o secretário, a obra também já foi concluída.
“Teremos uma reunião com o prefeito Colbert Martins, porque a preocupação dele também foi com o lado social. Vamos tirar o povo dali para colocar aonde? Porque se abrir e deixar do jeito que está, as pessoas vão colocar a banca no meio da rua”, disse.
Rubens Francisco Dias
O secretário Carlos Brito falou ainda sobre a finalização das obras de recuperação da Avenida Rubens Francisco Dias, no bairro Papagaio.
“Nós tivemos algumas dificuldades em função de algumas operações financeiras, com a liberação do Fenisa, que é o financiamento da obra, assim como de outras. Tivemos um problema, que já foi sanado, porque não estávamos conseguindo o Calc, que é o cadastro de convênios, por causa da aprovação daquela lei do convênio do Conselho do Fundef, e isso foi um empecilho, mas já foi resolvido. E a empresa pediu, em função do tempo, um realinhamento de preço, o que foi feito, e a obra já vai começar, sinalizando a obra, consertando”, informou.
BRT
Questionado ainda pelo Acorda Cidade, acerca do funcionamento dos ônibus do BRT e os corredores de tráfego, o secretário sinalizou que o projeto diz respeito a um conjunto de obras, não somente a questão do transporte.
“Você passa em duas trincheiras que estão funcionando. A drenagem só foi possível no centro, porque havia um tunnel liner que foi feito também para o BRT, que resolve. Nós tivemos problemas com os corredores de ônibus. Foram dificuldades operacionais com as empresas, porque na época houve problemas de carregamento, passageiros, muita coisa que inviabilizou, mas eu acredito que com o socorro do governo federal, o subsídio do transporte, poderemos dar uma funcionalidade. Vamos botar segregadores eletrônicos e teremos que resolver essa situação”, pontuou.
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