Estão em andamento, em Feira de Santana, as discussões para implantação de um Plano Municipal de Turismo na cidade. A informação é da chefe de Divisão de Atividades Turísticas da prefeitura municipal, Graça Cordeiro.
O objetivo deste plano, segundo Graça Cordeiro, é traçar um diagnóstico das potencialidades turísticas de Feira de Santana para torná-las um produto que atraia turistas de todo o Brasil e também de outros países.
Como exemplos de potencialidades turísticas de Feira de Santana, ela citou a prática de voo livre no Morro São José, no distrito de Maria Quitéria, o Rio Jacuípe e as trilhas para corridas de orientação.
“O plano municipal vai definir todas as vertentes para que as potencialidades de Feira de Santana se tornem produto turístico, a exemplo do Rio Jacuípe, que tem um potencial muito grande e pode atrair turistas, inclusive internacionais, o vôo livre é outra potencialidade que precisa ser definida, trabalhada, e ver como podemos fazer para que se torne um produto turístico, as trilhas e campeonatos de corrida de orientação, que tem três campeões aqui em Feira na América do Sul, e ainda não temos uma trilha sinalizada. Então o plano municipal de turismo vai definir essas prioridades, tempo e como trabalhar para transformar em produto turístico”, informou Graça Cordeiro.
A primeira reunião sobre o assunto ocorreu na sede da Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs), com a presença do Secretário Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, que também é presidente do Conselho Municipal de Turismo, dentre outros setores da sociedade.
“Quem está participando dessas discussões é o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, que é o presidente do Conselho Municipal de Turismo, que é um órgão onde todos os conselheiros devem estar envolvidos nessas discussões. A sociedade civil, o trade turístico, que é a rede hoteleira, restaurantes, empresas de eventos, todos esses seguimentos, artesanato, associações, ligados ao recebimento e atendimento do turista.Ainda estamos no momento do diagnóstico, é um convênio que a prefeitura fez com o Sebrae. A empresa levantou os primeiros dados nesta reunião, vamos marcar a segunda reunião e assim por diante.”
Conforme a chefe de divisão de atividades turísticas da prefeitura Municipal de Feira de Santana, o Plano Municipal de Turismo é uma exigência do Ministério do Turismo, para que o município continue participando do Mapa do Turismo Brasileiro, tendo direito a conseguir verbas federais para estruturação turística e outros equipamentos, emendas e todas as verbas federais destinadas ao fomento do turismo dos municípios.
“O município precisa saber o que ele tem de potencial e como vai trabalhá-lo para que se torne um produto turístico, e há divulgação e formas de atrair o turista para conhecer Feira de Santana, que é uma cidade que é conhecida pelo turismo de negócios, que é o mais forte e vai continuar sendo. Esse plano vamos discutir com a sociedade civil também, o Conselho Municipal de Turismo, os entes municipais, o departamento de indústria e comércio, secretarias, como a de Cultura, que atrai o turista, mas precisa estar junto com a educação”, destacou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
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