Feira de Santana

2ª Corrida de Prenveção ao AVC foi realizada neste domingo (20)

Conforme neurologista, a prática de atividade física regular previne doenças cardiovasculares.

Foto: Ed Santos/Acorda  Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) realizou neste domingo (20) a 2ª Corrida de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), em Feira de Santana. O objetivo da corrida foi conscientizar sobre a necessidade da prática de hábitos saudáveis e alertar à população sobre os fatores de risco para a doença.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A concentração dos participantes teve início às 6h e a largada aconteceu às 7h, em frente à Arena Bambuí, na Avenida Nóide Cerqueira.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O evento, sem fins lucrativos, contou com uma estrutura equipada, com todo o suporte para atletas e apoiadores, inclusive com ex-pacientes vítimas do AVC e que foram reabilitados.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Neurologista, Renata Nunes, uma das idealizadoras do projeto, disse ao Acorda Cidade que a ideia da corrida, que atraiu em média 700 participantes, é promover práticas saudáveis.

“A ideia de fazer uma corrida, é fazer uma atividade de promoção à saúde e prevenção de doenças. Porque a ideia da equipe do Clériston, que trabalha o tempo todo com doentes graves, que já chegam com o problema instalado, estabelecido, foi pensar sobre o que poderíamos fazer lá atrás para minimizar isso. Então o nosso grupo pensou em fazer uma medida que promovesse práticas saudáveis, e como a vida ociosa, a falta de atividade física, hipertensão e a diabetes são fatores de risco para o AVC a gente pensou nesse projeto, focado na promoção à saúde com atividade física, para incentivar as ppessoas a praticarem atividade regular, também para juntar os amigos e aquelas pessoas que já tiveram AVC e que passaram pelo Clériston, ou outros hospitais, e que foram habilitados. Aqui tem pessoas que já tiveram a doença; tem pessoas que trabalham com quem já teve a doença; tem atletas da cidade que já correm profissionalmente e participam desses eventos com frequência, então o público aqui é bem misto,” explicou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A prática de atividade física regular tem um efeito protetor de doença cardiovascular, abordou a neurologista.

“A gente consegue ter um melhor controle de pressão, de diabetes, de colesterol alto e queremos falar aqui sobre a prática da atividade física na rotina e todos os dias incentivar,” relatou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A importância do evento é que as pessoas, cada dia mais, valorizem a prática esportiva.

“É importante que as pessoas valorizem a prática esportiva, tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. O desejo é que Feira de Santana fique com o ar de cidade que gosta de praticar atividade física,” destacou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Juscelino Brito, empresário, destacou a importância da atividade física contra o sedentarismo.

“É importante pensarmos sempre na saúde, no bem-estar. O exercício que todos os dias a gente faz consegue prevenir muitas doenças. E eu acho importante dessas pessoas estarem participando. Isso faz a diferença na nossa vida corrida, se estivermos em um sedentarismo o risco de contrair doenças é muito grande,” disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Jucelino Brito revelou que já fez duas maratonas de 42 quilômetros.

“Já fiz várias maratonas de 21 quilômetros e sempre tô correndo e fazendo exercício. O meu dia começa às 5h praticando esporte e depois vou para o trabalho, e isso faz bem, você se sente bem durante o dia. E eu costumo dizer que se parar a gente enferruja, então a gente precisa estar o tempo todo pensando nesse mote que é fazer exercício, estar bem e se sentir bem. Mais do que nunca a gente precisa ter cuidado com a alimentação, manter uma alimentação saudável, porque isso tem uma grande importância. E estou justamente fazendo isso, vim para a Avenida para me exercitar, porque com certeza isso fará bem quando chegarmos a uma idade mais avançada. Eu sempre me preocupei de envelhecer bem, não adianta você ir amadurecendo e estar se arrastando com dificuldade, então a gente precisa estar bem,” frisou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários