Saúde

Com nova onda da Covid-19, Vigilância pede que população complete esquema vacinal

Segundo a Vigilância Epidemiológica, casos positivos Covid começam a aumentar.

Unidade Básica de Saúde Caseb I
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Com o aumento de casos positivos e internamentos por Covid-19 em alguns estados do Brasil e a iminência de que a nova onda da doença chegue também à Bahia, a procura pela vacina nos postos de saúde começa a aumentar em Feira de Santana.

Somente nesta quarta-feira (16), 27 casos foram confirmados para a Covid-19. Além disso, até ontem, 76 casos foram positivos, 70 a mais que no mês anterior.

Na Unidade de Saúde Caseb I, situada no bairro Caseb, a técnica de enfermagem Josevânia Messias informou, em entrevista ao Acorda Cidade, que na semana passada houve bastante procura, em comparação com as semanas anteriores.

“Na semana passada, foi bastante a procura. Já nas semanas anteriores, a procura foi baixíssima, e é mais a quarta dose a procura maior. E tem pessoas que estão vindo tomar a 1ª dose ainda. Mas, no momento, nós só temos a Pfizer”, afirmou.

De acordo com ela, no local também são realizados testes contra a doença, porém a procura pelo diagnóstico ainda é pequena.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (Viep), Carlita Correia, o município de Feira de Santana segue vacinando nas Unidades de Saúde com tranquilidade, tanto a população geral quanto as crianças.

Unidade Básica de Saúde Caseb I
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Os imunizantes estão disponíveis nos postos, e a população pode procurar. Estamos disponibilizando neste momento o imunizante da Pfizer. As pessoas podem se dirigir a um posto de saúde com a documentação, para receber o imunizante e atualizar sua caderneta de vacinação, visto que em todo o Brasil aumentaram os casos de Covid-19, e todos aqueles que possuem sintomas gripais devem continuar procurando as unidades de saúde. Neste momento a diferença é que os testes têm dado positivos e o nosso boletim passou a ter também um número maior de casos em Feira de Santana”, afirmou a coordenadora da Vigilância.

Ela enfatizou a necessidade de as pessoas se dirigirem às unidades de saúde, para que a Viep possa quantificar e identificar também qual é o tipo de síndrome respiratória que está circulando no município.

“Dessa forma que a gente identifica se é Covid ou outro vírus, para que a Vigilância dispare as ações, diante da comprovação do aumento dos casos. Realmente temos esse aumento de casos, é fato, e a população só precisa continuar testando para que a gente continue disparando as ações de vigilância epidemiológica”, informou.

Com informações do repórter Paulo José e da produtora Maylla Nunes do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários