Enem 2022

Professora de redação avalia primeira etapa do Enem e orienta estudantes para a prova deste domingo

A professora destacou tópicos que poderiam ser trabalhados na redação do Enem.

Enem, prova, Sisu
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu no último domingo (13), e segundo o Ministério da Educação (Mec), 3,4 milhões de pessoas se inscreveram para esta edição. A segunda etapa da prova acontecerá no próximo domingo (20),

A professora de Redação, do cursinho pré-vestibular Matriz Class, Sara Santos, avaliou a primeira etapa do Enem e disse ao Acorda Cidade que a prova de Literatura trouxe muitas questões sociais e autores necessários.

Professora de redação avalia primeira etapa do Enem e orienta estudantes para a prova deste domingo
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A prova do Enem trouxe questões para valorizar questões sociais. Tendo questões relacionadas à Literatura Negra, com a autora Carolina Maria de Jesus, por exemplo, essa escritora entrou em ascensão agora pelo Inep, antes ela não era considerada uma escritora, então, a prova de Linguagens trouxe trechos de autores que foram necessários também para a valorização dessas minorias, para além das minorias citadas na redação,” revelou.

Ao Acorda Cidade, Sara destacou que sua avaliação foi muito positiva, segundo ela, o próprio tema da redação: ‘Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil’, conseguiu abordar as comunidades e os povos tradicionais, que foram desde o processo decolonial desvalorizado.

“Não é apenas falar dos povos originários, é preciso também citar os ribeirinhos, os extrativistas, os quilombolas, as comunidades de terreiros, então quando falamos de comunidades não é só falar dos povos originários e comunidades indígenas, mas também falar sobre outros que há tanto tempo ficaram à margem da sociedade,” elencou.

A professora abordou que os alunos estavam preparados para a primeira etapa.

“A temática ‘minorias sociais’ foi um dos eixos temáticos mais abordados em sala de aula, além disso, não só abordar esse eixo temático, mas também visamos ensinar a esses meninos, quais são as identidades que estão sendo desvalorizadas, com um olhar ético racial, com uma pedagogia focada no decolonial, para que de fato venham descontruir a imagem que temos desses indivíduos. O tema deu voz a esses indivíduos que possuem identidade própria, que possuem uma relação intrínseca com o território onde vivem, uma relação de benefícios mútuos. Eles aderem aos materiais que o território pode oferecer e eles cuidam para que esse território não seja desvalorizado, é por isso, que eles são visto como um próprio empecilho para o capitalismo,” descreveu.

Sobre a redação, a professora expõe que o texto argumentativo dissertativo exige uma problematização.

“É importante problematizar o motivo de ainda existirem dificuldades para solucionar esses desafios. E as soluções poderiam ser além de trazer ministérios, porque o próprio texto motivador apresentou um órgão responsável para oferecer a cidadania e os direitos previstos na Constituição a esses indivíduos, mas também poderíamos estar trazendo de forma efetiva políticas públicas, porque as políticas públicas que existem são ineficientes,” declarou.

A segunda etapa da prova será neste domingo (20), e os estudantes terão que responder questões sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

“Levando em consideração o primeiro dia da aplicação, acredito que haverá mais interpretação de textos, mas vindo pouco ou muito texto é importante que os estudantes mantenham a calma, e lembrem das explicações dos professores, dos conteúdos que fizeram e de que são capazes de realizar essa prova com tranquilidade pois estão preparados, e sem tranquilidade não tem prova feita,” concluiu a professora.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Júlia Lima, contou ao Acorda Cidade que as questões de humanas foram boas, no entanto achou a prova de Linguagens exautiva.

“As questões de humanas foram muito boas, em sua maioria, menos por história, que quase não apareceu. Já a prova de Linguagens foi exaustiva, de verdade. Textos demais,” expressou Júlia.

Conforme refletiu a estudante, o tema da redação foi muito melhor do que os temas abordados em anos anteriores.

“O tema da redação foi melhor que muitos temas dos últimos anos, mas não é um tema muito democrático. Visto que não é muito debatido em escolas particulares, e muito menos nas escolas públicas,” apontou.

Ao Acorda Cidade, Júlia comentou que a sua expectativa é acertar o máximo de questões e alcançar o seu objetivo.

“Minha expectativa para o próximo domingo é igual a de todo mundo, eu acho…, acertar o máximo de questões que eu puder e conseguir alcançar meu objetivo,” frisou.

Lembretes para a segunda etapa:

  • Caneta transparente;
  • RG (documento com foto);
  • Água;
  • Máscara (se apresentar sintomas de gripe ou resfriado);
  • Alimento.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

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