Feira de Santana

No primeiro dia de Enem, candidatos descartam política do tema da redação

Segundo eles, o assunto ainda está recente.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começou a ser aplicado neste domingo (13) em todo o país, nas modalidades impressa e digital.

No primeiro dia de provas, os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação, a redação.

Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h. Após o horário, não foi mais permitido a entrada de outros candidatos. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 19h pelo horário de Brasília.

Muitos candidatos já aguardavam ansiosos na porta do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, localizado no centro de Feira de Santana.

Jamile Lopes Ferreira, já faz o Curso Técnico de Enfermagem, mas contou à reportagem do Acorda Cidade, que está realizando o Enem, no objetivo de alcançar ótimas notas e ingressar no curso de Enfermagem.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Esta é a minha segunda vez que estou realizado a prova do Enem. Tivemos aí um período pandêmico, a carga horária do trabalho aumentou, e infelizmente isso dificultou também nos meus estudos. Nós precisamos ter força de vontade, que conseguimos aquilo que desejamos”, pontuou.

Questionada sobre o possível tema da redação, Jamile informou que todos os outros assuntos podem ser escolhidos para esta edição, menos o da política.

“Eu acho que eles escolheram outros fatores a serem levados em conta para ser usado no tema, como a própria pandemia ou a guerra que está acontecendo. A política está muito recente, então seria algo muito fácil para o Enem, e muita gente já vai ter uma noção do que escrever no texto”, informou.

Com foco nos estudos desde o mês de setembro, a candidata Raila de Souza, estudante do 2º ano, contou à reportagem do Acorda Cidade, que mesmo se preparando e estudando, ainda existe aquele famoso ‘frio na barriga’.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu já vinha estudando pro Enem desde antes, então eu me sinto um pouco aliviada. Espero ter uma ótima nota, porque o meu foco é ter acesso à uma Faculdade, embora existe aquele frio na barriga de marcar a alternativa errada no gabarito, não escrever corretamente na redação, então são coisas simples, mas que nos deixam preocupados. Eu já estava estudando desde o mês de setembro, a escola que estudo também nos deu um grande apoio com aulões, além dos meus estudos em casa”, disse.

Ao Acorda Cidade, Vitória Andrelina Rabelo, 19 anos, contou que o grande objetivo do Enem, é obter uma ótima nota para cursar Direito na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Essa é uma escolha de muitos anos que já venho me preparando para isso, o meu objetivo realmente é conseguir uma vaga de Direito na Uefs e por isso estou aqui. Desde o início do ano que venho estudando de forma intensa, preparei um cronograma para me adaptar com os estudos até este momento, além de alguns cursinhos preparatórios que também fiz. Posso dizer que estou preparada”, contou.

A segunda etapa de provas, acontece no próximo domingo, dia 20 de novembro.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários