Saúde dos olhos

Cuidado com os olhos: oftalmologista destaca importância de prevenir a cegueira em todas as idades

Realizar consultas com um médico oftalmologista é decisivo para alterar as condições de saúde ocular.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Conforme a Sociedade Brasileira de Glaucoma, há cerca de 40 milhões de cegos no mundo e outros 220 milhões de deficientes visuais. No Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos.

Ao Acorda Cidade, o médico oftalmologista, especialista em catarata, Dr. Amilton Sampaio, alertou que todos os públicos podem ter problemas de visão, independente da idade.

“Temos problemas na visão em todas as idades e diferentes problemas. Por exemplo, recentemente tivemos uma campanha sobre o câncer infantil, que pode afetar recém-nascidos. E o teste do olhinho identifica esse tipo de problema que pode acontecer em recém-nascidos, desde uma catarata congénita até um câncer, que pode afetar a região da retina, do fundo dos olhos, até pessoas em idade posterior que podem apresentar outros tipos de doenças, como a própria catarata que tem a sua frequência maior em pessoas idosas,” disse.

As principais doenças que mais afetam a visão, conforme o oftalmologista Dr. Amilton, são a catarata, o glaucoma e doenças na retina que podem ser causadas pela falta de óculos, pela prescrição incorreta ou falta de prescrição, afetando desde o público infantil, juvenil até pessoas na terceira idade.

“Doenças como catarata, glaucoma e doenças na retina são mais frequentes em pessoas na terceira idade. A falta de prescrição dos óculos pode afetar todas as idades, desde crianças, adultos, jovens e até pessoas acima dos 40 anos”, comentou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Realizar consultas com um médico oftalmologista é decisivo para alterar as condições de saúde ocular. A pressão alta ocular, por exemplo, se não for tratada a tempo pode desencadear uma doença chamada de glaucoma.

“O glaucoma afeta o nervo óptico e é frequente na população, mais comum em pessoas adultas e idosas, e se não for diagnosticada e tratada a tempo pode causar cegueira. Essa doença pode acontecer por conta de um fator genético ou por alguns problemas secundários, como a utilização de alguns medicamentos sem a prescrição médica, como medicamentos a base de corticoides. Se você tem a prescrição do seu médico você pode utilizar, mas não se automedique,” alertou.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% das cegueiras são evitáveis, isso significa que a maior parte dos brasileiros que são cegos, poderiam não ser, se tivessem recebido tratamento precocemente.

“O Conselho de Oftalmologia que se empenha em trazer informações de qualidade para a população, visto que a maioria das doenças citadas anteriormente, quando tratadas e diagnosticadas a tempo, podem prevenir a cegueira,” informou o Dr. Amilton.

O especialista em catarata, destacou que a visão é um sentido fundamental e importante para a qualidade de vida dos seres humanos.

“É através do olhos, janelas da alma, que nós nos comunicamos com o ambiente externo. Através dos olhos nós podemos ter uma qualidade de vida que nos permita trabalhar, exercer atividades, e prevenir acidentes. A visão é um órgão muito importante e a prevenção da cegueira é fundamental para evitar problemas em relação a invalidez que esse tipo de problema pode levar,” concluiu o oftalmologista.

Dicas para cuidar da visão

– Fazer avaliação oftalmológica no tempo certo, desde do recém-nascido até os idosos, pelo menos uma vez ao ano;
– Ter uma alimentação saudável;
– Praticar atividade física, esportes;
– Evitar o consumo excessivo de álcool e açúcares.

Com informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários