A cubana Yarisley Silva surpreendeu a brasileira Fabiana Murer e conquistou nesta segunda-feira (24) a medalha de ouro no salto com vara, com um desempenho de alto nível: ela saltou 4,75 m, o melhor desempenho de sua carreira.
Cansada após uma série de competições na temporada, Fabiana não conseguiu repetir o desempenho do Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, quando foi campeã com 4,85 m, e parou na altura de 4,70 m.
A brasileira aproveitou o favoritismo e esperou bastante para entrar na competição: enquanto várias atletas foram eliminadas antes mesmo de chegar a 4 m, ela apenas descansou e se concentou. Quando saltou, porém, ela falhou nas duas primeiras tentativas com 4,50 m – só conseguiu passar em seu terceiro salto, e já garantiu de cara a medalha de prata.
Para alcançar 4,60 m, Fabiana também precisou do terceiro salto, e só conseguiu de primeiro a altura de 4,70 m. Depois de errar e 4,75 m, ela tentou os 4,80 m, para ultrapassar a cubana, mas falhou em duas chances.
A norte-americana Rebecca Holiday ficou com a medalha de bronze, com 4,30 m, mesma marca da brasileira Karla Silva, que errou mais vezes e, por isso, ficou com a quarta colocação. As informações são do R7.