Feira de Santana

Missa Afro encerra atividades da Moviafro em 2022

A celebração será realizada no próximo dia 20 de novembro, às 10h na Catedral de Nossa Senhora de Fátima.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pelo 5º ano consecutivo será realizada em Feira de Santana, a missa Afro ou missa da Consciência Negra.

Idealizada pela Associação Cultural Moviafro a cerimônia foi celebrada a primeira vez em 2018 pela Igreja Católica Apostólica Romana, entretanto a partir do ano seguinte, as celebrações passaram a acontecer na Catedral de Nossa Senhora de Fátima, sede da Igreja Católica Apostólica Independente do Brasil que tem como Arcebispo Metropolitano Dom Marcos Paulo.

Adeptos e simpatizantes das religiões afro-brasileiras são os convidados de honra a se sentirem como se estivessem nos seus próprios centros, terreiros e casas.

A missa Afro de Feira de Santana é um dos marcos na história da Moviafro que traz influências afro-culturais como os atabaques, agogôs, pandeiros, flores, frutas e muito colorido além da música e da dança que são marcantes durante toda a celebração.

Durante a homilia, o arcebispo sempre promove uma série de reflexões acerca das dores, das lutas, mas, principalmente das conquistas do povo negro que durante muito tempo teve a sua existência negada enquanto sujeito. Questões como os vários tipos de racismo e a intolerância religiosa também são tratadas durante a missa e os participantes podem debater sobre os assuntos.

“A Missa Afro que durante algum tempo era algo impensado de acontecer, para nós povo de santo é a mais completa tradução da liberdade de culto e respeito as religiões que nos foram impostas desde o sequestro dos nossos ancestrais. Nós não desrespeitamos nenhuma outra, seja ela qual for e a nossa religião que é tão demonizada prega e vive o amor, a paz, a união e a liberdade e crê no ser supremo, no criador, no princípio e fim de tudo e a Ele rendemos honra e glória. O que muda é apenas a forma com que cultuamos, a forma com que nos aproximamos Dele, a forma que chamamos Ele. Formas essas que atravessaram um atlântico de dor e que até hoje é perseguida” afirma Val Conceição, presidente da Associação.

Foto: Divulgação

A celebração será realizada no próximo dia 20 de novembro, às 10h na Catedral de Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, 609, Capuchinhos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários