Feira de Santana

Internautas flagram queda de estrutura que está apoiando Complexo Viário do bairro Cidade Nova

A estrutura foi atingida no dia 20 de julho deste ano por uma carreta que transportava uma torre eólica.

escoramento no viaduto da cidade nova
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Atualizada às 12h30

Está circulando nas redes sociais desde ontem (2), um vídeo onde mostra um internauta filmando o trecho do Complexo Viário Dr. Miraldo Gomes, bairro Cidade Nova em Feira de Santana.

Nas imagens, é possível identificar que uma das placas que estão apoiando a estrutura do viaduto, caiu no chão. Ainda no vídeo, o homem alerta: ‘Vocês que estão vindo, tomem cuidado. Está caindo as escoras do viaduto’.

A estrutura foi atingida no dia 20 de julho deste ano por uma carreta que transportava uma torre eólica. (relembre aqui)

Na manhã desta quinta-feira (3), a reportagem do Acorda Cidade esteve no local, mas não encontrou nenhum equipamento caído.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, o superintendente de Operações e Manutenção do município, João Vianey, explicou que parte da estrutura que está fazendo o escoramento do viaduto foi atingida, fazendo com que base de sustentação saísse do lugar, caindo no chão.

“Nós tivemos no início da semana lá fazendo uma vistoria não identificamos nada, e ontem, tivemos a informação que houve um impacto no escoramento, em parte da estrutura do escoramento e que causou o deslocamento de uma viga de sustentação desse escoramento. A base do escoramento se movimentou e deslocou uma das peças, então o escoramento está de fato fragilizado, nós tivemos ontem no local fizemos uma avaliação, melhoramos a sinalização, porque a gente sofre com furto, vandalismo naquela região, fizemos uma recomposição de sinalização e estamos agora viabilizando a empresa de montagem para reinstalar esse escoramento”, informou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ainda de acordo com João Vianey, a obra de recomposição do viaduto ainda não foi iniciada, devido a falta de verba.

“A verdade é que o escoramento era uma condição emergencial para garantir a integridade da estrutura, e viabilizar o tráfego. A questão é que nós estamos inclusive nesse momento na Câmara Municipal de Feira de Santana, e um dos pedidos de suplementação feito pelo município, é a suplementação para esta obra. A Soma hoje não tem orçamento para esta atividade, o projeto já está pronto há 60 dias, mas sem orçamento na característica do processo licitatório é necessário o empenho deste recurso. Então nós estamos aguardando, estamos aqui neste exato momento para chamar a atenção da Câmara Municipal, informar a eles da situação e contar com essa aprovação, porque temos um orçamento estimado de 3 milhões e meio”, explicou.

De acordo com o superintendente, a empresa da carreta já foi notificada.

“O prefeito criou um comitê de crises, tomamos essas medidas emergenciais para garantir a segurança e integridade da estrutura, mas em paralelo, a empresa já foi notificada, e a procuradoria vai tomar as providência para o devido ressarcimento. É uma questão jurídica, a gente sabe que terá as análises por parte deles, e essa parte de fato fica com a procuradoria. Vamos aguardar este prazo, mas de qualquer sorte, e para garantir a segurança de quem passa ali e da população feirense, nós tomamos as medidas da integridades da estrutura”, informou.

Questionado sobre os buracos na região, o superintendente informou que já houve uma operação, porém como apenas uma via está sendo utilizada, ainda não é possível fazer a recomposição total do solo.

Com informações dos repórteres Ed Santos e Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Veja o momento em que carreta atinge viaduto em Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram