Dia de Finados

Arcebispo Dom Itamar fala sobre a programação das missas para este Dia de Finados

Em todos os cemitérios de Feira de Santana e em alguns distitos acontecerão missas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nesta quarta-feira (2), celebramos o Dia de Finados, uma data envolvida por lembranças, orações e visitações aos túmulos dos entes queridos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em reportagem ao Acorda Cidade, o Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana, Dom Itamar definiu o Dia de Finados como um momento especial para agradecermos por aqueles que passaram por nossa vida.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O Dia de Finados é celebrado há mais de mil anos, para recordar todas as pessoas que viveram conosco, nossos familiares e amigos. E a igreja achou oportuno marcar um dia especial para recordarmos todas as pessoas que faleceram, sempre devemos recordar o mortos. Sepultar os mortos é uma grande obra de misericórdia, mas além disso é um dia para chamar atenção, sobre uma realidade significtaiva, e sem dúvidas, Dia de Finados é um momento especial para agradecermos a Deus por todas as pessoas que ele colocou em nossa vida, seja o pai, a mãe, irmaõs ou familiares, e que contribuíram muito para a nossa vida e nossa formação,” disse.

O objetivo deste dia é agradecer por todos os nossos ancestrais.

“Nós queremos agradecer a Deus, neste dia, por este presente que ele nos concedeu e rezar pelos falecidos para que eles intercedam por nós,” explicou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Muitas pessoas morreram vítimas da Covid-19, como destacou o Arcebispo, foi uma tragédia internacional.

“Afetou direta e indiretamente todas as famílias e é difícil não encontrar uma família que não tenha perdido durante a pandemia algum familiar, amigo, parente. Isso significou muita dor, mas também devemos agradecer a Deus pelos cientistas, pela ciência, por todos aqueles que constribuíram para rapidamente descobrirmos uma vacina e hoje estamos praticamente todos imunizados e assim cremos que essa batalha foi vencidade pela ciência e pela graça de Deus nós continuamos vivos,” relembrou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, Dom Itamar explicou o significado dos sombolismos usados durante as celebrações no Dia de Finados.

“As flores significam um gesto de gratidão, a vela acesa significa Cristo ressucitado. É muito importante levar flores, porque elas manifestam nosso amor e nossa gratidão. Também é importante acender velas, porque Jesus Cristo disse: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim, tem a vida eterna’. E acrescentou: ‘Eu Sou a luz do mundo, vos sois a luz do mundo’, para nós cristãos uma vela acesa tem esse significado e nós acreditamos que a pessoa que morreu vai ressucitar,” compartilhou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Mas muito mais importante do que as velas e os simbolismos são as orações que realizamos para os nossos entes falecidos.

“As orações que as pessoas fazem pelos falecidos são muito importantes, não só no Dia de Finados, mas todos os dias do ano, e hoje especialmente, em todos os cemitérios da cidade serão celebradas missas pelo descanso eterno das pessoas falecidas,” comentou.

Programação

Hoje acontecerão missas em todos os cemitérios da Arquidiocese de Feira de Santana.

“As paraquias do interior já demarcaram e já publicaram os horários das missas nos cemitérios, aqui em Feira de Santana serão celebradas missas em todos os cemitérios. No cemitério Piedade celebramos uma missa às 8h, teremso uma missa às 10h e às 16h. No cemitério São João Batista teremos quatro missas, àS 7h, às 9h, às 11h e àS 16h. No cemitério São Jorge teremos uma missa às 10h. No cemitério Jardim Celestial teremos três missas às 9h, àS 10h30 e às 15h. No cemitério Memorial Jardim das Flores teremos duas missas às 10h e às 15h,”

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Distritos

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No cemitério do distrito de Jaíba será relaizada uma missa às 9h. E no cemitério Pax, no distrito de Humildes, também será celebrada uma missa às 10h.

O arcebispo vai celebrar uma missa, a partir das 9h no cemitério Jardim Celestial.

“As pessoas que desejam participar dessa missa estarei no cemitério Jardim Celestial para celebrar essa Santa Missa,” concluiu.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários