Logo após o término da votação do segundo turno, neste domingo (30), os funcionários da justiça eleitoral começaram a receber as urnas e mídias no polo de Feira de Santana para iniciar a transmissão dos dados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O chefe do polo de urnas, Rubens Lima, disse que como neste segundo turno são apenas dois votos, a previsão é que a apuração ocorra com mais rapidez.
“São 1.304 urnas com as reservas sendo que o pendrive com a mídia de resultado ele já chega antes. Além do pessoal que traz essas mídias e resultados, existem alguns colégios que fazem a transmissão remota para o Tribunal Regional Eleitoral, para facilitar a contagemm no geral,” destacou.
Os problemas observados, segundo o coordenador Rubens, foram poucos e dentro do esperado.”Não chegaram a 1% os problemas observados. Tivemos uma média de 10 urnas trocadas na sede e zona rural,” disse.
A analista judiciária, Márcia Andrade, da Zona Eleitoral 155, disse ao Acorda Cidade que as mídias das seções chegam a cada minuto, mas a apuração realtamente está mais rápida que no primeiro turno.
“As urnas e mídias (pendrives) são lidas e transmitidas para o TSE para fazer a somatização dos votos e divulgar o resultado oficial. A cada minuto chega mídia aqui, mas a apuração está sendo mais rápida que no primeiro turno. Nesta mídia, que chamamos de mídia de resultados, está o resultado daquela seção eleitoral, porém, antes da transmissão a gente emite pela urna, um boletim de urna, que também contém, antes mesmo de ser transmitido ao TSE, o resultado daquela seção eleitoral”, explicou.
RESULTADO PARA PRESIDENTE – Acompanhe aqui
RESULTADO PARA GOVERNADOR – Acompanhe aqui
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram