Eleições

A 3 dias do segundo turno, Lula completa hoje 77 anos

Aniversário acontece a três dias do segundo turno da eleição. Nascido em Pernambuco, ex-presidente governou o país entre 2003 e 2010.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O ex-presidente Lula (PT) completou 77 anos nesta quinta-feira (27).

O aniversário de Lula acontece a três dias do segundo turno da eleição, marcado para o próximo domingo (30).

Apesar de ter nascido no dia 27 de outubro, Lula foi oficialmente registrado no dia 6 de outubro. Segundo a biografia do ex-presidente, isso aconteceu porque Lula foi registrado anos depois de nascer.

Além disso, nesta mesma data, há 20 anos, Lula foi eleito presidente pela primeira vez.

Nas eleições de 2022, as pesquisas têm mostrado o petista à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

Sexta disputa presidencial
Nascido em Pernambuco em outubro de 1945, o ex-presidente governou o país entre 2003 e 2010 e tenta pela sexta vez chegar ao Palácio do Planalto (disputou a Presidência em 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006, além de 2018, quando teve a candidatura indeferida).

Nos discursos que tem feito nos atos de campanha, Lula tem afirmado que, se eleito, adotará medidas para fazer o país retomar a geração de emprego; retomar investimentos em áreas como saúde, educação e infraestrutura; reduzir a inflação; e criar ministérios como o da Segurança Pública, o da Previdência Social e o dos Povos Originários.

Lula também tem dito que, proclamado o resultado da eleição, quem vencer precisa governar e quem perder, se preparar para a próxima eleição.

“Ganhando a eleição, quem ganhou toma posse e vai governar. Quem perdeu vai lamentar e se preparar para outra eleição. Foi assim que fiz em 1989, 1994 e 1998. Ou seja, a eleição termina no dia 30. A hora que fechar a urna e anunciar, terminou. Não tem mais bolsonarista ou lulista, flamenguista ou vascaíno, corintiano ou palmeirense. Numa sociedade civilizada, disputa da forma mais democrática possível, briga pelo seu candidato, luta pelo seu candidato, acabadas as eleições, tem o resultado. Quem ganhou governa, quem perdeu chora. É assim. Simples assim”, diz.
O petista também tem dito que, após o segundo turno, a sociedade brasileira precisará se reconciliar, relembrando que disputou a Presidência contra Fernando Collor (1989), Fernando Henrique Cardoso (1994 e 1998), José Serra (2002) e Geraldo Alckmin (2006) e que, terminada a eleição, quem perdia se preparava para a próxima disputa.

“A gente disputava eleição, e quem pedia ia para casa lamentar e se preparar para a próxima eleição. Quem ganhava, começava a governar numa boa. Foi assim em 1989, 1994, 1998, 2006 e 2010”, declarou o petista nesta quarta (26).

Data de nascimento
Conforme o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a data oficial de nascimento de Lula é o dia 6 de outubro. Porém, a página oficial do ex-presidente informa que, embora ele tenha sido registrado em 6 de outubro, nasceu no dia 27. Isso porque Lula só foi registrado anos depois.

“Nascido em 27 de outubro de 1945, em Vargem Comprida, localidade de Caetés, no interior de Pernambuco – na época um distrito do município de Garanhuns – o sétimo filho de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo, a ‘dona Lindu’, só foi registrado anos mais tarde e acabou com uma data de nascimento diferente no documento: 6 de outubro”, informa a página de Lula na internet.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
9 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários