Na sua volta a Cachoeira, após duas edições limitadas pela pandemia, o Panorama Internacional Coisa de Cinema exibe mais de 50 filmes brasileiros no Cine Theatro Cachoeirano, em sessões com acesso gratuito, de 3 a 9 de novembro. “Paloma”, de Marcelo Gomes, será o filme de abertura, com sessão às 19h do dia 3 (quinta-feira). A trama apresenta uma agricultora transexual que sonha em casar na igreja, apesar da resistência do padre.
Mais uma vez, a cidade terá uma mostra competitiva exclusiva, com 11 longas-metragens e 38 curtas, incluindo produções como “Mato Seco em Chamas”, de Adirley Queirós e Joana Pimenta. Premiado no IndieLisboa e no Festival do Rio, o filme conta a história das Gasolineiras de Kebradas, um negócio peculiar, baseado na retirada de petróleo de dutos de Ceilândia (DF) para transformação em gasolina e venda a motoboys.
As sessões da Competitiva Cachoeira serão seguidas de debate com diretores e/ou integrantes das equipes dos filmes. A ser anunciado no encerramento do festival, o vencedor será escolhido pelo júri composto por Alex Antonio, pesquisador de cinema e sócio da Travessia Filmes; a cineasta e consultora Everlane Moraes; e Taylor Protásio, designer que produziu curtas, clipes e web-seriados.
O XVIII Panorama também acontece em Salvador, no mesmo período, com sede no Cine Metha – Glauber Rocha. O festival tem apoio financeiro do Instituto Flávia Abubakir e do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
SERVIÇO
O que: XVIII Panorama Internacional Coisa de Cinema
Quando: 3 a 9 de novembro
Onde: Cine Theatro Cachoeirano
Preço: Acesso gratuito
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram