O estado da Bahia recebeu cerca de 5 mil voluntários, de 50 países para participar de um evento voluntariado que está acontecendo em vários países do mundo.
Com o tema I Will Go (Eu irei), o encontro teve início na última quarta-feira (19) e segue até este sábado (22), no campus da Faculdade Adventista da Bahia em Cachoeira, recôncavo baiano.
O evento tem como objetivo fortalecer, treinar e proporcionar uma experiência e voluntariado através de trocas de informações.
Na manhã desta sexta-feira (21), cerca de 60 voluntários doaram sangue no Hemoba de Feira de Santana.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o coordenador do evento, Heron Santana informou que este projeto é desenvolvido em cerca de 100 países, e a cada temporada o ‘I Will Go’, reúne diversos profissionais.
“Nós temos médicos, nutricionistas, dentistas, e tudo isso de forma voluntária, uma maneira de expressar uma iniciativa clara, para ajudar e fazer o bem por uma comunidade, levar educação, levar saúde, levar desenvolvimento e tudo isso, sendo desenvolvido, sendo coordenado também pela Faculdade Adventista da Bahia. Ano que vem, por exemplo, iremos enviar 120 baianos e 120 sergipanos para diversos países deste mundo. Aqui em Feira de Santana, temos a presença de 60 voluntários dos mais diversos países como Peru, Cazaquistão, do Reino Unido, América do Norte, Ásia, uma grande realização este projeto”, pontuou.
De acordo com Poliana Trindade, assessora de comunicação da Faculdade, além da doação de sangue, os voluntários participam de outros projetos.
“Nós também temos a realização de Workshops, nos quais orientamos como as pessoas devem ser voluntárias no Japão, na Ásia, e passar por diversas e outras situações. Além disso, a Faculdade também oferta a oportunidade daquele estudante poder estudar uma outra língua naquele país”, disse.
Ellina Minina é natural do Cazaquistão. Ao Acorda Cidade, ela informou que está tendo a oportunidade de estudar o idioma russo, além do inglês.
“Eu estou achando este projeto muito fantástico, algo espontâneo, ainda mais aqui onde podemos fazer a doação de sangue, e pelo que explicaram, uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Atualmente eu finalizei o meu ensino médio lá no Cazaquistão, ainda não comecei no curso superior, mas aqui estou tendo a oportunidade de estudar o idioma russo e o inglês. Ainda tenho dificuldades para falar o português aqui do Brasil, mas a gente consegue”, disse.
Ainda segundo Ellina Minina, por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, o Cazaquistão está sendo prejudicado pela falta de papel e açúcar.
“Nesse momento, podemos dizer que está tudo tranquilo, mas infelizmente está faltando papel e açúcar, porque a Rússia que vendia para o nosso país. E muitas pessoas estão migrando para lá”, relatou.
Para a assistente social do Hemoba de Feira de Santana, Márcia Almeida, esta ação desenvolvida na manhã de hoje, irá beneficiar o estoque do local, que estava em estado crítico.
“Estávamos passando por um momento crítico em nosso estoque, e agora com este projeto que foi realizado aqui, veio para alavancar e nos dar um suporte com as bolsa de sangue. Graças a Deus, tudo está se encaminhando de uma forma muito eficaz, ontem por exemplo tivemos dois ônibus de pessoas voluntárias e hoje mais este grupo, então é um momento de agradecer e repor o nosso estoque”, informou.
Ainda segundo Mácia Almeida, o Hemoba é responsável por abastecer o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Hospital Estadual da Criança (HEC) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Clériston.
“A nossa unidade realiza o abastecimento do Clériston, do HEC e da UPA do Clériston. Quem tem dúvidas com relação ao número de doações que se pode fazer durante o ano, a recomendação é da seguinte forma, as mulheres podem doar até três vezes durante o ano, com um intervalo de três meses, já o homem pode doar quatro vezes no ano, com um intervalo de dois meses”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram