Feira de Santana

Câmara Municipal realiza sessão solene em homenagem do Dia do Professor

O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Evandro Nascimento foi o palestrante.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Foi realizada na noite desta segunda-feira (17), uma sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana, em homenagem ao Dia do Professor, comemorado no último sábado (15).

O requerimento da sessão solene foi solicitado pelo vereador e também professor, Ivamberg Lima (PT), que é presidente da Comissão de Educação da Casa Legislativa.

Ao Acorda Cidade, ele destacou que o momento é para refletir sobre esta profissão que é tão importante dentro de uma sociedade.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Esta foi uma sessão muita significativa, é o segundo ano que a gente entra com o requerimento para fazer esta sessão, e eu como professor, não poderia jamais esquecer desta data, e trazer os professores aqui para esta Casa, para homenagear e levar os professores à uma reflexão. Eu acho que a gente precisa refletir como é que está a nossa profissão, os rumos que elas tomam. Como bem falei no meu discurso, somos mediadores de conhecimento, o conhecimento está aí e nós mediamos e trabalhamos com os alunos para que eles possam ter a criticidade necessária para se emancipar através do conhecimento. Então o propósito maior desta sessão é fazer estas reflexões a partir das pessoas que estão na mesa e o professor Evandro, reitor da Uefs nos trouxe também uma palestra muito boa fazendo justamente a reflexão do contexto atual e histórico e político e como o professor está inserido neste contexto”, afirmou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Evandro Nascimento, foi o palestrante da noite.

Ao Acorda Cidade, ele destacou momentos em que o professor enquanto profissional, vive também dentro de uma sociedade.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Eu procurei demonstrar que o professor vive um momento da contemporaneidade de alguns desafios para o exercício da sua profissão. Em primeiro lugar, nós vivemos um momento em que nós temos uma sociedade que vive processos, como o individualismo, o imediatismo, o consumismo e que isso não são os valores necessários para a formação de cidadãos, e nós precisamos ter uma formação de cidadãos que estejam mais preocupados com a coletividade, com projetos e de futuro bem em comum para a humanidade. Eu coloquei também que nós temos o desafio de ter os professores com condições dignas de trabalho, e isso passa também pela própria luta dos professores em defesa dos seus direitos, e de melhores condições de trabalho, e colocar que o professor ele tem um papel muito importante hoje na mediação da aquisição do conhecimento, e que não é fácil enfrentar outras formas de aquisição do conhecimento. Os alunos hoje possuem mais liberdade de buscar informações em outros meios, como a internet, outras formas de mídias digitais e que isso põe em xeque a autoridade do professor como mediador da construção de conhecimento”, afirmou.

Diante do cenário da pandemia da Covid-19, o reitor informou que neste momento, é necessário unir forças, para que seja recuperada toda deficiência que ocorreu durante os dois anos.

“Eu acredito que agora nós temos que somar esforços a partir de um planejamento para que escolas e universidades possam identificar com os estudantes, quais foram as deficiências informativas no processo da pandemia, e mobilizar todos os recursos da escola, todos os recursos da educação, para que essas crianças, esses jovens, e os adultos possam recuperar as deficiências normativas que ocorreram durante a pandemia”, destacou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A Mesa de Honra foi composta, além do vereador Ivamberg Lima, pela representante dos cursos de extensão das faculdades e universidades da Bahia, Tatiana Ribeiro Velloso, pelo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gerinaldo Costa, pelo vice-presidente de Operações do Centro Universitário de Excelência de Feira de Santana UniFTC/Unex, Cristiano Lobo, pelo diretor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB/Feira de Santana), Jacson Machado Nunes, pela diretora da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB/Feira de Santana), Marlede Oliveira, e pelo reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Evandro do Nascimento.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários