O Colégio Nobre, que é referência em qualidade de ensino na Bahia, abriu o período de pré-matrículas para os novos alunos. O atendimento aos pais e ingressantes é feito com hora marcada e de forma personalizada. Dessa forma,ao final da visita às instalações da unidade, as famílias podem preencher uma ficha, a fim de garantirem a vaga dos seus filhos para o ano de 2023.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a diretora do Colégio Nobre, professora Everilda Sampaio, destacou que o colégio está em constante transformação e inovação para atender às novas demandas que surgem para os jovens, em uma sociedade cada vez mais conectada.
“O nosso colégio completa no próximo ano 45 anos, mas a escola está sempre em evolução. A gente nunca se satisfaz com o que é feito durante o ano, e no ano seguinte, a gente sempre quer trazer coisa nova, pois é uma juventude que precisa disso, que nasceu na cibercultura, e que precisa de desafios. Então o Colégio Nobre, para o ano de 2023, como diferencial, irá trazer avaliações diversificadas com projetos integradores. Isso nós já fizemos este ano e vamos ampliar para o próximo ano. Temos também o programa bilíngue, com cinco aulas presenciais de inglês. Esse ano nós tivemos três aulas, mas no próximo ano serão cinco aulas”, informou a diretora.
O Colégio Nobre oferece turmas do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio com uma educação tecnológica. Além disso, os professores da instituição estão em constante formação pedagógica para que as aulas se tornem cada vez mais atrativas.
“O professor está em constante formação. Nenhum profissional pode dizer que está pronto. Então no Colégio Nobre, a gente busca oferecer ao professor uma formação para que ele possa ter uma atividade, uma aula que agrade ao aluno, que seja bom para ele, então a gente usa a tecnologia, que é aliada, e não temos nenhum problema de aluno em sala de aula, de maneira pedagógica, utilizar o celular, o tablet, o notebook, desde que seja com a finalidade pedagógica, com o professor aberto a este novo cenário”, observou.
Visão pedagógica
Outro ponto que faz toda diferença na hora dos pais optarem pelo Colégio Nobre é a sua visão pedagógica, que possui fundamentação humanista, voltada para o construtivismo, a criatividade dos estudantes.
“Hoje mais do que nunca precisamos trabalhar com a autoestima do aluno, as múltiplas inteligências, então isto nos conduz a estas tecnologias, com muitas modificações, aulas invertidas, toda uma metodologia voltada para o aluno como protagonista. O professor é um mediador desse conhecimento. Essa é a nossa linha.”
Programas de intercâmbio
Segundo Everilda Sampaio, o Colégio Nobre também dá oportunidade aos estudantes de estudarem fora do país, por meio de parcerias com programas de intercâmbio.
“Nós temos alunos que desejam estudar fora do Brasil e a escola dá todo suporte para que isto aconteça. Temos alunos em Portugal, na Irlanda, Canadá, no mundo todo”, ressaltou.
Atendimento Psicoemocional
Diante de vários problemas relacionados à saúde mental, os quais vieram à tona no período pós-pandemia, a diretora do Colégio Nobre salientou que esta tem sido uma preocupação constante da instituição de ensino, que busca ofertar todo o apoio necessário à saúde mental dos seus alunos, professores e funcionários.
“A pandemia exacebou alguns problemas que já existiam. Hoje a juventude vive em uma sociedade que cobra demais, os jovens, adolescentes vivenciam muitas cobranças quanto à aparência, o sucesso profissional, e muitas pessoas não conseguem lidar bem com isso. Vivemos hoje a Síndrome do Pensamento Acelerado, então há muitos jovens ansiosos por conta de um modelo de sociedade que nós temos. A pandemia fez com isso viesse à tona, mas eram problemas que já existiam. Não é algo de agora, apenas avançou e se tornou mais visível, porque a quantidade aumentou e começamos a prestar mais atenção. No colégio Nobre, a gente se preocupa muito com a saúde mental dos estudantes, professores, funcionários, porque a gente precisa dessa rede de proteção”, salientou Everilda Sampaio.
Ela enfatizou ainda que antes o assunto era tratado com preconceito, mas felizmente, a sociedade vem mudando a forma de enxergar o tema da saúde mental.
“Era visto até com preconceito a questão da saúde mental, mas hoje se fala muito sobre isso, se estuda muito, e nós temos na cidade bons profissionais que tratam deste assunto. Na escola, nós temos uma psicóloga, justamente para começar esse processo de diagnóstico e encaminhamento da família. É uma profissional contratada pelo colégio e está na unidade semanalmente”, informou.
O coordenador pedagógico do Colégio Nobre, Alício Silva Neto, destacou em entrevista ao Acorda Cidade, a importância da adaptação do ensino ao novo momento que vive a sociedade.
“No Colégio Nobre a parte pedagógica teve que se adaptar, com relação ao uso das novas tecnologias, com aulas mais motivadoras, que pudessem trabalhar mais com a juventude conectada, e com uma atenção muito grande no período de pandemia.”
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram