Alunos do 4º ano realizaram visitas pedagógicas à Lagoa do Geladinho, localizada no Parque Erivaldo Cerqueira, no bairro Baraúna, e à Lagoa Grande, no bairro de mesmo nome, através do projeto ‘Você Também faz Parte do Meio’, em Feira de Santana. A iniciativa tem apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e é realizada pela Escola João Paulo I (JPI).
A estudante Heloísa Daltro, que esteve nas visitas realizadas na quinta-feira (29), informou o que é o projeto. “O ‘Você Também faz Parte do Meio’ é contribuição dada pela nossa escola ao meio ambiente.
Nele, aprendemos que o meio é essencial para a sobrevivência da humanidade e por isso devemos preservá-lo”, defendeu. Entre os diversos conhecimentos adquiridos por Arthur Ferreira está o que diz respeito a construções no entorno dos ‘espelhos d’água’. “Exceto as lagoas visitadas por nós, que não podem ter construções no entorno a uma distância menor que 50 metros delas, as demais só podem ter construções no entorno a partir de 100 metros delas”, informou.
As visitas foram guiadas pelo diretor da Educação Ambiental da Semmam, João Dias. Nos locais visitados, além de apresentar informações relacionadas as fauna, flora e hidrografia de cada lugar às crianças, que se tornaram Agentes Ambientais ao longo do ‘Você Também faz Parte do Meio’, o representante do órgão público apresentou ainda curiosidades a respeito das duas lagoas.
“A Lagoa do Geladinho tem esse nome por conta de que as mães da região vinham lavar roupas nela e traziam seus filhos pequenos. No local, as crianças compravam geladinho, chupavam e jogavam a embalagem na água. O primeiro sistema de água encanada de nosssa cidade foi inaugurado em 1957, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, e partindo da Lagoa Grande”, declarou João Dias.
Na Baraúna, houve momento lúdico através da contação da história ‘A princesa e o menino’, apresentada pela autora e professora Rozilda Ribeiro. “Nesse trabalho, falo sobre a expansão de Feira de Santana no entorno das lagoas; sobre como o crescimento urbano impactou as lagoas e transformou o cenário natural da nossa cidade. Os personagens são a Princesa, referência à Sant’Ana dos Olhos d’Água, e o garoto Urbano, que tem esse nome devido ao processo de urbanização feirense”, disse a autora.
Na Lagoa Grande, alunos foram recebidos pela coordenadora de Projeto Social da Conder (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional), que relatou a necessidade de relocação de famílias para haver preservação do local. Integrante da coordenação pedagógica da Escola João Paulo I, Eide Cairo destacou o quanto é necessário colocar em prática o cuidado com o ambiente. “Temos muita informação, como a de jogar lixo no lixo. Agora temos que agir de fato conforme os conhecimentos que já temos. Estamos na 15ª edição do ‘Você Também faz Parte do Meio’, pois acreditamos na necessidade de formarmos cidadãos mais conscientes, que desenvolvam ações sustentáveis”, concluiu.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram