Quando se escuta o termo “Perito Criminal”, é possível que venha à mente uma imagem ao formato de seriados policiais da TV, com equipes de perícia em seus laboratórios ou nas ruas, em buscas de pistas que solucionem a história por trás de um crime.
Mas, muito além dos personagens cinematográficos, os peritos criminais reais, como a convidada do EP 72 do podcast Escuto Cá entre nós, Jacialda Vieira, desempenham um trabalho detalhado e importante para a sociedade.
Neste episódio, a perita conta curiosidades sobre o funcionamento do Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Feira de Santana, órgão com trabalho ainda pouco conhecido pela população e soluciona dúvidas como o motivo da demora para o comparecimento a locais.
Com experiência em perícia externa e análise de tóxicos, Jacialda compartilha a bagagem de viver lado a lado com a morte e como isto a faz refletir sobre a vida. Vida esta que está tão presente em seus alunos, já que também é professora da História em sua terra do coração, distrito do Bravo, e vê de perto como a educação pode quebrar o ciclo de violência entre os jovens.
Professora, modelo e incentivadora de mulheres, Jaci, como gosta de ser chamada, revela como todas as funções estão ligadas e se completam para a realização de um trabalho de excelência.
Ouça o podcast no player abaixo. O Escuto Cá Ente Nós também está no Spotify, Deezer e Google Podcasts. Siga @escutocaentrenos e @acordacidade no Instagram e no Facebook para acompanhar as gravações ao vivo ou, se preferir, inscreva-se no canal do YouTube.