O Partido dos Trabalhadores (PT), em Feira de Santana, enviou um ofício ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), requerendo que os órgãos disponibilizassem relação de todos os veículos cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia para o transporte gratuito de eleitores (na zonar rural de Feira de Santana no próximo domingo (2), dias das eleições presidenciais.
Segundo o PT, o objetivo da ação é cobrar a fiscalização do transporte regular gratuito de eleitores pelo MPE, pela Justiça Eleitoral e demais órgãos envolvidos nas eleições, a fim de evitar o alto índice de abstenção de votos identificado nas últimas eleições para Prefeito na zona rural de Feira de Santana.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o advogado, Dr. Rafael Carvalho-Alves, que representa juridicamente o PT, informou que o pedido foi também suscitado ao Ministro do TSE, Alexandre de Moraes, através do eminente Senador pelo PT, Jaques Wagner:
“Nós protocolamos no dia 28 de setembro deste ano um requerimento no Ministério Público Eleitoral e no TSE informando da necessidade de garantia e fiscalização do transporte público regular gratuito para a zona rural de Feira de Santana, conforme lista de veículos cadastrada no TRE-BA. Comunicamos também ao Comandante da Polícia Militar, Coronel Piton, da necessidade da fiscalização desses veículos cadastrados no TRE/BA no dia das eleições, pois qualquer problema com esses veículos a polícia deve ser acionada para inibir tais crimes eleitorais. Tudo isso decorre do problema visto nas últimas eleições, onde tivemos um índice de abstenção de votos muito grande na zona rural, sobretudo na última eleição para prefeito. Comunicamos ao TSE e ao MPE que os veículos cadastrados no TRE Bahia para fazer o transporte público nas últimas eleições apresentaram problemas e não fizeram a operação corretamente e isso acarretou na dificuldade do cidadão da zona rural em ir votar e exercer o seu direito constitucional ao voto. Nosso pedido é para que o MP, o comando do CPRL e a Justiça Eleitoral, efetivamente fiscalizem e garantam o transporte público regular gratuito das pessoas residentes da zona rural de Feira de Santana, reduzindo a abstenção identificadas nas eleições de para prefeito”, afirmou o advogado.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram