Eleições 2022

Escolas fazem mutirão de limpeza e organização para receber eleitores próximo domingo (2)

As aulas nos colégios foram suspensas para recebimento das urnas e organização dos espaços das sessões eleitorais.

Colégio Assis Chateaubriand
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

As escolas da rede estadual e municipal de Feira de Santana foram cedidas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a partir desta sexta-feira (30) até a próxima segunda-feira (3), para a realização do primeiro turno das eleições de 2022.

No Colégio Estadual Assis Chateaubriand, no bairro Sobradinho, as aulas foram suspensas nesta sexta-feira (30), para a organização das 30 sessões eleitorais da unidade, onde 10.431 eleitores irão às urnas próximo domingo (2), conforme o Tribunal.

De acordo com a diretora da unidade, Leysliane Costa, há mais de seis meses a escola vinha mantendo conversas com o pessoal da Justiça Eleitoral. Eles organizaram um grupo com os gestores das escolas orientando acerca das eleições e também para saberem das adaptações das escolas para a votação.

Diretora do Assis Leysliane Costa
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A unidade suspendeu as aulas. Hoje a Justiça Eleitoral requisitou e avisamos à comunidade escolar e hoje só temos na escola o administrativo funcionando internamento e o pessoal de apoio fazendo a faxina geral para receber as urnas e dar encaminhamento às eleições. Vieram mais 9 sessões para cá, em virtude da reorganização da Justiça Eleitoral. A gente sabe que tem como controlar dentro das sessões a questão dos papéis, mas fora os eleitores jogam papéis, embalagens de picolé, pipoca, que a gente sabe que é a época que muitas pessoas utilizam para fazer o seu comércio, então isso demanda a limpeza, e se a escola estiver com tudo organizado, na terça-feira vamos retomar normalmente até para receber os alunos”, informou.

Segundo ela, a equipe da Justiça Eleitoral esteve no local para demarcar as sessões.

“Nós organizamos as salas, fazemos o processo de limpeza e eu faço a vistoria. Depois, o pessoal da Justiça Eleitoral realiza a vistoria com um representante da escola, porque pode acontecer de alguém pregar um cartaz, um panfleto de candidato, e isso não pode ocorrer. Às vezes, no quadro pode ter escrito alguma coisa que faz inferência a questão política, e a gente faz a limpeza. A gente deixa o número de cadeiras que eles pedem e arrumam de acordo com o que desejam. E a gente disponibiliza dois funcionários para ficar à disposição deles”, informou.

Conforme a diretora, todas as salas foram dotadas com internet, e os portões estarão abertos a partir de 8h no domingo para os eleitores.

“O Assis tem uma história e está com mais de 57 anos. É um colégio eleitoral e um ponto de referência, porque muitos dos nossos candidatos passaram por aqui. Um ponto, inclusive, de visitação das autoridades em época de eleição. É uma dinâmica que já estamos acostumados e tem um bom tempo que não temos nenhuma intercorrência. Estamos em um processo democrático, é uma eleição de muita importância, e acreditamos que Deus estará no comando de tudo”, ressaltou.

Colégio Monteiro Lobato_
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No Colégio Municipal Monteiro Lobato, situado no bairro Capuchinhos, as salas também foram organizadas para receber as urnas e a sinalização para os 2. 939 eleitores, segundo dados do TRE.

Conforme Claudine de Lima Nunes Cordeiro, diretora do Colégio Monteiro Lobato, o TRE procurou a direção a cerca de um mês para verificar a possibilidade de a unidade receber as sessões.

Diretora Colégio Monteiro Lobato Claudine Lima
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Todo ano nós sediamos a escola para o TRE no período de eleição. Eles nos procuraram há cerca de um mês para nos informar e ver se seria possível, pois estávamos na eminência de uma reforma. Eu disse que não se preocupassem, pois iríamos fazer de tudo para que de fato acontecesse aqui, porque os Capuchinhos é um bairro bem centralizado e muitas pessoas do bairro Santa Mônica votam aqui, pessoas conhecidas”, informou.

Ela ressaltou que há 15 dias a prefeitura anunciou a reforma da unidade, que era tão esperada pela comunidade escolar. Por isso, foi aberta a lateral do colégio para que todos tenham acesso de forma organizada e segura.

“Há 15 dias chegou a nossa reforma tão esperada e tão comemorada pela comunidade escolar. Tivemos a presença do prefeito e alguns secretários para darem a ordem de serviço para reestruturar a escola Monteiro Lobato, que tem 53 anos de existência, tem uma história no município. Nós organizamos, eles estão começando as obras na entrada principal e nós ajustamos a lateral da escola para entrada dos eleitores e a organização de todo o trâmite eleitoral. Eles solicitaram 13 salas das 21 que temos. Serão 12 sessões e uma coordenação”, disse.

Colégio Monteiro Lobato
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo Claudine Cordeiro, a secretaria foi organizada com computadores e senha de internet, foram instalados os bebedouros, e houve um mutirão hoje de limpeza com os apoiadores. Além disso, foram higienizados adequadamente os sanitários e todos os móveis que serão usados pela equipe do tribunal e os eleitores.

“Nós também colocamos informações nos portões para o eleitor para que tenham acesso de uma forma organizada. Mesmo com as obras estão tendo aulas normalmente. Fechamos a frente porque tinha o perigo de acidentes com nossos alunos e profissionais, por causa da instalação elétrica e os materiais que estão lá. Organizamos a lateral para todos terem acesso”, pontuou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários