Economia

Copa vai gerar 653 chances de negócios em todo o estado

O Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas das Cidades-Sede foi realizado nas 12 capitais que abrigarão jogos

Acorda Cidade

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Sebrae identificou 653 oportunidades de negócios em nove segmentos da economia baiana, antes, durante e depois da Copa do Mundo, em Salvador. O Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas das Cidades-Sede foi realizado nas 12 capitais que abrigarão jogos e levanta não as oportunidadesmas também as dificuldades encontradas e as ações sugeridas.

Os segmentos identificados pelo estudo da FGV/Sebrae como de grande potencial para a geração de oportunidades de negócios, e não na capital, mas em boa parte também no interior, foram: construção civil, tecnologia da informação, madeira e móveis, têxtil e vestuário, turismo, produção associada ao turismo (artesanato), comércio varejista, agronegócios e serviços. O levantamento identifica uma série de profissões e atividades que terão destaque nesse período.

As dificuldades estão relacionadas ao atendimento dos requisitos para que as empresas tenham acesso à contratação, que a Fifa estabelece uma série de normas e exigências para isso. As empresas que quiserem se candidatar têm que ter documentação geral e específica em ordem, e certificações de qualidade  para cada setor, dentre outras exigências.

Comércio Justo
Foram formados grupos temáticos para estudar e discutir o assunto em cada segmento, com participação de diversos órgãos e entidades. Individualmente, o Sebrae está focando sua ação na capacitação da gestão, técnicas de vendas e abordagem para micro e pequenas empresas do estado. As exigências não visam apenas atender à Fifa, mas também ao próprio visitante.

“O cliente europeu, principalmente, valoriza o comércio justo, quer conhecer a origem e a mão de obra utilizada em cada produto”, observa Michelangelo dos Santos Lima, gestor do Projeto Sebrae 2014. Por isso, ele salienta que não basta apenas querer começar um novo negócio ou levar a empresa a participar de licitações; é preciso estar preparado.

Cultura
Para os organizadores da Copa em Salvador, ainda a decisão de aproveitar o evento para alavancar a marca Bahia, que o estado tem uma identidade e uma cultura muito fortes. A ideia é dar uma ‘cara’ de baianidade aos produtos da terra, de frutas, a bebidas, roupas, e eventos de lazer, conferindo-lhes a marca Bahia.  As informações são do iBahia.

 

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