No dia 18 de setembro, dia do aniversário de emancipação de Feira de Santana, o prefeito Colbert Martins anunciou o aumento da frota de ônibus para o transporte coletivo no município, com a entrega de novos veículos padronizados com imagens de pontos turísticos da cidade.
Entretanto, segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Feira de Santana, Alberto Nery, a prefeitura está apenas devolvendo à cidade os veículos que foram retirados da operação durante a pandemia, quando a frota sofreu um corte de 50%.
“Eu quero só fazer um relato ao povo de que, exatamente há 7 anos, houve uma licitação aonde seriam 121 carros da empresa Rosa e 122 da empresa São João, totalizando 243 veículos em operação. Com o processo da pandemia houve uma redução da frota, em aproximadamente 50%. O que está ocorrendo no momento é que eles estão retornando essa frota que foi reduzida, e os carros estão sendo padronizados, ganhando uma nova roupagem, mas não são 0 Km, são carros que estão retornando com uma nova pintura”, apontou Alberto Nery.
Ele esclareceu ainda que com o retorno da frota que foi cortada, os trabalhadores que foram demitidos durante o período pandêmico estão sendo readmitidos de forma gradativa, conforme acordo feito entre o sindicato e as empresas na Justiça.
“Evidentemente, que com esse retorno dos carros, as empresas estão admitindo pais e mães de família que foram demitidos durante o processo da pandemia. Nós fizemos um acordo na Justiça de que os trabalhadores naquele momento estavam abrindo mão de 20% do seu Fundo de Garantia para que a empresa, voltando à normalidade, eles fossem readmitidos e é dessa forma que está sendo feito. As pessoas estão retornando para seus empregos, na proporção que eles vão solicitando, de acordo com a lista de demitidos”, informou.
Ele declarou também que a maior parte dos ônibus anunciados como novos pela prefeitura, são os mesmos que deixaram a cidade durante a pandemia, e outros foram comprados em algumas cidades onde os carros operavam há dois anos, e agora estão inserindo esses veículos na frota em operação em Feira de Santana.
“Inclusive vamos acompanhar a transferência desses veículos, porque os carros devem ser emplacados em nossa cidade. Até o momento, as duas empresas chamaram cerca de 50 funcionários de volta, eles estão em fase de testes, mesmo tendo sido funcionários anteriormente. Segundo as informações as empresas devem chegar a aproximadamente 100 veículos cada uma, conforme gestores da empresa”, disse Alberto Nery ao Acorda Cidade.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram