O candidato a governador da Bahia pela federação Psol-Rede, Kleber Rosa, visitou nesta segunda-feira (26), o território quilombola de ilha de maré, localizado cerca de 30 km da capital baiana. Acompanhado pela marisqueira, liderança comunitária e candidata a deputada estadual, Eliete Paraguassu ( Psol), o postulante ao Palácio de Ondina percorreu as comunidades tradicionais onde “escultou” as principais demandas e problemas apontados por moradores da ilha, a exemplo da ausência de saneamento básico e a degradação da natureza, principalmente, da maré, promovida por empresas instaladas na localidade.
Kleber Rosa destaca que os danos gerados ao meio ambiente refletem um quadro de “racismo ambiental” que prioriza o “capital” em detrimento das comunidades tradicionais.
” Visitamos as diversas comunidades da ilha de barco. Escutamos os problemas mais urgentes que atingem a população, principalmente, as questões ambientais, a contaminação do lençol freático, a ausência de saneamento básico e os produtos químicos que são jogados no mar. Justamente o mar que é uma das principais fontes de renda das famílias que vivem da pesca e do marisco. Então, é dramático esse quadro que estamos presenciando aqui”, lamentou o candidato a governador da Bahia.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram