No próximo domingo, somos novamente convocados a votar. A política é a arte de promover o bem comum, isto é, de todos os cidadãos. As eleições são um direito do cidadão e o voto livre é uma forma de exercer a democracia. Votar, e votar com responsabilidade, é tão importante como rezar. A oração, sem o cumprimento dos deveres de cidadão, não agrada a Deus.
AS ELEIÇÕES devem nos levar a sonhar com dias melhores e com parlamentares que vivam a política como uma verdadeira vocação, buscando, acima de tudo, o bem comum para todos. Esse é um sonho que, para ser concretizado, necessita da participação dos eleitores. E isso não só no dia das eleições, mas sempre. Temos o direito e o dever de acompanhar e cobrar daqueles que forem eleitos. Todos somos corresponsáveis pelo Brasil!
A PESSOA tem direito a uma vida digna, desde que é concebida até sua morte natural. Em cada etapa da vida ela tem necessidades diferentes. É preciso respeitar e cuidar de todas as etapas e a política possui um papel essencial para garantir que todos tenham acesso a essa vida digna, pois é ela que assegura direitos básicos como: educação, moradia, saúde, segurança, trabalho, etc.
O VOTO, mais que um direito, é um dever do cidadão e expressa sua corresponsabilidade na construção de uma sociedade justa e igualitária. Por isso, vote em candidato que procure ouvir muito e dialogar com a comunidade. Vote em candidato que procure criar formas mais eficazes de participação do povo no exercício do poder. Não vote em candidatos desonestos! Honestidade é uma das condições básicas da convivência humana.
O RECURSO à violência, que marcou, em alguns lugares, a campanha eleitoral, é inadmissível. Os candidatos (as) são adversários, não inimigos. A divisão, alimentada pelo ódio e pela vingança, contradiz o ensinamento de Jesus de amor ao próximo e do perdão, fere a dignidade humana e desrespeita as normas básicas da sadia convivência civil, que deve orientar toda militância política. As eleições são uma festa da democracia!
TODOS sonhamos com um país melhor, mais humano, fraterno, justo e solidário. Elevemos, por isso, ao Senhor, nossas preces, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, implorando luzes para que possamos escolher, nas eleições que acontecem no próximo domingo, os candidatos (as), mais comprometidos (as) com o bem comum.
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]