Neste domingo (25), a data é reservada ao Dia Nacional do Trânsito. Este dia foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito, e o tema deste ano é: “Juntos salvamos vidas!”.
O Superintendente Municipal de Trânsito, Cleudson Almeida, revelou ao Acorda Cidade que de janeiro a agosto de 2022 já foram registrados 2.827 acidentes de trânsito em Feira de Santana.
“Esse número em relação ao mesmo período do ano passado, houve um acréscimo. Isso pode se dá em função do retorno das atividade comerciais, empresariais e de serviços aqui na nossa cidade. Antes não estava tão intenso por conta da pandemia, tínhamos restrição de certas atividades no período da pandemia e com a volta das atividades observamos que houve um aumento no número de acidentes em relação ao ano passado. A partir disso, passamos a ter um cuidado maior, uma preocupação a ser acentuada em níveis de identificar efetivamente onde tem mais pontos, quais os principais tipos de veículos envolvidos nos acidentes, para que possamos trabalhar com o sistema educacional de todos os órgãos que integram a rede que trata de segurança viária aqui na nossa cidade,” esclareceu.
As colisões entre veículos são os acidentes mais comuns entre os motoristas de Feira de Santana, apontou Cleudson Almeida.
“Gostaríamos de destacar que houve um aumento também no número de acidentes com motociclistas, inclusive, durante o serviço prestado por esse motociclista. Haja vista que no período da pandemia a atividade de delivery se intensificou, e também com a manutenção dessas atividades passamos a ter um maior número de motociclistas trafegando na nossa cidade e por consequência tivemos um aumento no número de acidentes envolvendo esses condutores,” informou.
Conforme Cleudson, o número de acidentes com veículos de quatro rodas ainda é maior do que acidentes com motocicletas.
O Superintendente Municipal de Trânsito destacou ao Acorda Cidade que esta data é uma forma de intensificar atividades educacionais relacionadas ao trânsito.
“Essa data representa, a nível nacional, a junção de todas as atividades realizadas no país, é uma data de consciência para a intensificação da necessidade de mantermos a respeitabilidade das normas de trânsito e intensificar as atividades educacionais relacionadas ao trânsito. Feira de Santana conta hoje com o Projeto Educa, é um projeto que vai às escolas, às salas de aula, levando uma informação melhor para que o professor possa passá-las aos alunos,” disse.
Cleudson Almeida falou sobre a importância de ensinar ainda na infância ações de conscientização para a segurança no trânsito.
“Entendemos que quando a educação sobre o trânsito vem no início da vida do cidadão, provavelmente, teremos condutores mais conscientes, e mais respeitosos diante das leis de trânsito.”
Diversas ações foram realizadas em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Trânsito, Guarda Municipal, Sest Senat e com o Pelotão Asa Branca, desde o dia 18 até hoje (25).
“Foram montados estandes no estacionamento da prefeitura, diversas escolas da rede pública estiveram presentes, ouviram as orientações propostas pelos que estavam ali presentes, diversas palestras foram ministradas em escolas da rede pública municipal e em empresas, como aquelas que contam com um contingente muito grande de pessoas que vão para o trabalho de motocicleta, empresas que contam com uma grande frota de veículos e fazem serviço de fretamento na nossa cidade. Tivemos palestras para mostrar a necessidade do respeito às normas de trânsito. Na quinta (22) tivemos uma mesa redonda com o Sest Senat com todas as entidades envolvidas com a segurança viária em nossa cidade, como psicólogos. É importante entender também a necessidade do trabalho de psicologia tanto para aqueles operadores do sistema de trânsito, quanto para condutores, talvez o estado emocional que uma pessoa estar não é indicado que faça a condução de um veículo, naquele momento. Foi pontuada a necessidade de evitar o uso de bebidas alcoólicas quando estiver conduzindo veículos e a necessidade dos equipamentos de uso obrigatório, como o cinto de segurança,” descreveu.
O comerciante e motorista há 30 anos, Zelito Barbosa da Silva, contou ao Acorda Cidade que quando começou a dirigir ainda não tinha autoescola e aprendeu sozinho.
“O motorista precisa estar bem informado no trânsito para não gerar problemas. É muita imprudência dentro do trânsito: alta velocidade; passam na nossa frente sem ligar a seta; atropelam pessoas. É muito importante ações como essas. As pessoas precisam ter responsabilidade e cuidado no trânsito.
Foram debatidas durante a Semana do Trânsito diversas atividades e propostas de melhoria para a segurança viária na cidade de Feira de Santana.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram