Em meio ao vai e vem de pessoas pelo Calçadão da Sales Barbosa um grupo de mulheres desfilava com trajes que remetiam ao romantismo: saias compridas, botinas e um leque em mãos. O I Festival da Primavera da Rua do Meio Portal do Sertão foi aberto ontem (22) e segue até sábado (24).
A vasta programação valoriza o poeta romântico que dá nome a rua, conhecida no passado como Rua do Meio, fomentando a cultura e a preservação do patrimônio histórico de Feira de Santana.
A iniciativa é do Instituto Baiano – Feirense Sales Barbosa e tem o apoio da Prefeitura de Feira por meio do Departamento de Turismo.
Segundo Cintia Portugal, presidente do Instituto, o evento foi idealizado para homenagear Sales Barbosa, a Rua do Meio e o romantismo – escola na qual o poeta está inserido.
“A Sales Barbosa, a antiga Rua do Meio, dialoga com a literatura, a cultura e as artes. Este é um local especialmente histórico por sustentar-se entre duas ruas, a Senhor dos Passos e a Conselheiro Franco. A rua Sales Barbosa, em meio a poesia, retrata o cotidiano oitocentista da cidade comercial”, afirmou.
Ainda como parte da programação, alunos da Escola Municipal Padre Giovanni Ciresola, localizada na Cidade Nova, do 1º e 2º ano, levaram para o palco do Mercado de Arte Popular (MAP) a poesia “As Borboletas”, de Vinicius de Moraes.
A diretora da unidade, irmã Solange Leite Silva considerou que a participação dos estudantes no evento é “desenvolver o senso da arte, o amor à cultura e o olhar ao belo em uma sociedade que nem tudo é positivo”.
As atividades culturais acontecem desde as imediações do Mercado de Arte Popular (MAP) até a Praça Eduardo Fróes da Motta, das 9h às 12h; 14h às 17h, e das 18h às 21h30.
Também estão previstas rodas de conversas, exposições de telas, livros e esculturas de Sales Barbosa, visita guiada, apresentação musical, recital de poesias e contação de história.
As informações são da Secretaria de Comunicação Social
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram