Ney Silva
Jovens de todas as idades participaram domingo (18) de um evento diferente em Feira de Santana: O Festival da Cultura Pop Japonesa. Realizado no colégio Luiz Eduardo Magalhães, o evento atraiu centenas de pessoas. Um detalhe interessante é que há três anos esse evento é organizado através de sites de redes sociais como o Orkut e agora o Facebook.
Um dos organizadores do evento é Fabrício Caixeta Andriane. Ele explicou que o festival tem por objetivo mostrar vários aspectos da cultura pop japonesa. “A ideia veio de eventos que já são realizados em outras cidades", disse. A organização se deu inicialmente em 2009 através da rede social Orkut. Dessa vez o Facebook foi utilizado com sucesso para reunir as pessoas.
Ansiosos, crianças e adolescentes queriam conhecer como funcionam os jogos de RPG, compravam camisetas de desenhos animados japoneses, botons, CDs, livros sobre o Japão e conheceram detalhes em uma oficina sobre a Ordem Medieval Cavalheiros Templários.
Haviam muitas pessoas caracterizadas com trajes japoneses. A alegria em participar das atividades estava presente no bate-papo e nas ações das pessoas.
A adolescente Mônica Gonçalves estava muito feliz. “Isso aqui é muito legal. Tem gente que tem o mesmo gosto pelas coisas", afirmou. Ela disse que tem preferência pelos desenhos japoneses e durante o festival o que mais chamou atenção foram as pessoas fantasiadas.
Renato Rossini estava na organização da oficina sobre o polêmico jogo RPG. Ele conta que não se trata de um simples jogo e sim um mini teatro."Esse jogo incentiva a leitura, estimula a participação das pessoas em grupo e é necessário conhecer sobre história e física para entender", disse.
Ele fez questão de ressaltar que o uso do RPG não tornam as pessoas violentas. Destacou que algumas escolas do Sul do Brasil já incluem esse jogo em sua grade curricular.
De posse de uma longa espada de aço e de um escudo adquirido nos Estados Unidos ele disse que faz parte da Ordem Medieval Cavalheiros Templários. Feira de Santana tem um grupo que conhece e estuda sobre a ordem.
Além de Feira de Santana, o festival ocorre em Salvador e São Paulo. De acordo com os organizadores há uma tendência natural de crescimento desse tipo de festival.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade