Acorda Cidade
Com fé e muita festa. Duas das principais características do povo baiano, a Bahia celebrou os mil dias para a Copa do Mundo de 2014. Às 7h da manhã, uma alvorada de fogos tratou de fazer o anúncio: “É chegada a hora”. Ao som dos fogos e dos instrumentos de percussão, a Bahia deu o ponto de partida para os festejos.
A primeira parte da festa do Comitê baiano acontece neste momento no Dique do Tororó, um dos cartões postais de Salvador, localizado bem próximo ao local onde está sendo construída a Arena Fonte Nova. Em frente à construção será inaugurado, em poucos instantes, um relógio em forma de berimbau oficializando a contagem dos mil dias para a Copa do Mundo de 2014.
Caciques ditam o ritmo
Vestidos com a camisa da Seleção Brasileira, um grupo percussivo de "caciques" começou logo cedo a ditar o ritmo, enquanto autoridades políticas começavam a chegar. A população também parou para acompanhar o evento. Neste momento, os últimos ajustes estão sendo feitos para a inauguração do relógio que fará a contagem oficial para a Copa do Mundo.
Em seguida foi a vez do Olodum assumir o posto de anfitrião e aos pés do gigante relógio berimbau, o grupo começou a dar as boas vindas baianas para a Copa do Mundo de 2014. Figuras históricas do futebol baiano como Osni, Ronaldo Passos e Emerson Ferreti também estão presentes no evento.
Relógio abre a contagem e comitê mantém esperança na abertura
Passava das 8h15m da manhã, quando o governador em exercício Otto Alencar, ao lado do prefeito João Henrique e do secretário de assuntos para a Copa Ney Campello acionaram o botão que ativou o relógio. Os tambores do Olodum, se uniram os dos Caciques e aos berimbaus dos grupos de capoeira para saudar o momento sob aplausos do público.
Ciente de que a data apesar de comemorativa, também serve como um alerta para o cumprimento de prazos, o governador em exercício Otto Alencar, ressaltou a importância do cumprimento das datas.
“Temos que comemorar a publicação feita hoje no Diário Oficial da licitação para as obras do Porto de Salvador. Além disso, já temos 25% das obras da Fonte Nova. Sabemos que nosso maior ponto de preocupação hoje é a questão da mobilidade”, disse.
Após os festejos e a inauguração do relógio berimbau no Dique do Tororó, Salvador terá um segundo evento comemorativo aos mil dias para a Copa. O segundo momento do dia será realizado em outro cartão postal baiano, o Pelourinho. As informações são do G1.