Europa

Sintra, Lisboa: no bicentenário da independência, conheça onde viveu Dom Pedro I

Distrito lisboeta é famoso por suas belas construções, que chamam a atenção de visitantes e moradores.

Foto: iStock(Sintra, Portugal)
Foto: iStock(Sintra, Portugal)

Há poucas semanas, desembarcou no país o coração de Dom Pedro I, algo que causou curiosidade nos brasileiros sobre a história por trás do nome. Porém, além disso, a passagem do coração de Pedro I ajuda a trazer atenção para as comemorações deste ano.

Além do coração, no entanto, o momento é propício para retomar as grandes passagens históricas no Brasil, desde a independência, como a abolição da escravatura ou a promulgação da Constituição Federal de 1988, algo essencial para que o país chegasse aos dias de hoje com as leis e características que apresenta. Por isso, há diversos eventos acontecendo ao longo do ano.

Com o bicentenário da independência sendo comemorado neste mês e a visita do coração de D. Pedro I ao Brasil, vale a pena também conhecer outro aspecto interessante da vida de D. Pedro I: o lugar em que ele viveu.

O distrito de Sintra, em Lisboa, é uma das regiões mais charmosas da capital portuguesa e chama a atenção de quem passa por lá. Preservando a riqueza histórica e arquitetônica de uma época em que Portugal tinha grande prestígio econômico e cultural, é fácil se encantar por seus belos palácios, jardins e outras construções.

Não à toa, a Rainha do Pop, Madonna, escolheu Sintra para morar enquanto esteve vivendo em Portugal, nos últimos anos. Isso ajudou a reviver o glamour da região, fazendo com que os olhos de portugueses e turistas voltassem a Sintra novamente.

O que fazer em Sintra

Para quem visita Portugal, vale a pena incluir Sintra em seu roteiro, especialmente se você for passar por Lisboa. Afinal, a região está a apenas uma hora de carro da capital portuguesa, e já garante um visual deslumbrante e único.

Quando o assunto é Sintra, é impossível não falar de seus belíssimos palácios, castelos e quintas, que podem ser encontrados em suas várias montanhas. Os destaques entre essas construções, no entanto, estão com o Palácio Nacional de Sintra, o Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional da Pena e a Quinta da Regaleira.

Entretanto, não são apenas suas construções que fazem de Sintra um local que vale a pena ser visitado. A região também possui belas paisagens naturais, já que seu litoral possui altos penhascos, criando cenários repletos de beleza. Nessa área de Sintra, vale a pena visitar e se surpreender com o Cabo da Roca e a Vila de Azenhas do Mar.

Os sabores de Sintra

Outro aspecto que conquista portugueses e visitantes internacionais na região é a gastronomia rica. Retrato do clima e da geolocalização, a área é conhecida por alguns pratos de sabor marcante, que devem ser experimentados por quem realmente se interessa por uma experiência completa em Sintra.

Entre os pratos que são considerados clássicos nos restaurantes e outros centros gastronômicos de Sintra estão a carne de porco às Mercês, a vitela assada, o cabrito e também os frutos do mar, como mariscos e moluscos além de peixes finos, marcando ainda mais a proximidade da região com o mar.

De sobremesa, vale experimentar as queijadas de Sintra, um doce ancestral que tem sua origem datada na Idade Média. E não faltam opções para quem deseja um doce após as refeições, como as nozes de Galamares, os pastéis da Pena, os fofos de Belas e muitas outras compotas que são produzidas de maneiras tradicionais.

Para acompanhar essas opções saborosas, há muitos rótulos de vinhos. Alguns, produzidos ali mesmo ou nas proximidades, já que Portugal é conhecido também pela sua enocultura. O mais tradicional é o vinho de Colares, com a casta Ramisco, uma das primeiras a se popularizar na produção portuguesa.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários