Ainda fazendo parte das comemorações pelos 189 anos de emancipação política de Feira de Santana neste domingo, 18 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), realizou mais uma edição da chamada ‘Pesca Solidária’, no Parque Erivaldo Cerqueira, bairro Baraúnas.
Todos os peixes serão doados para o Lar do Irmão Velho, Associação de Proteção à Pessoa com Câncer (AAPC) e o Dispensário Santana. Entre as espécies que habitam o espelho d’água, tilápia, tambaqui e traíra.
Caminhoneiro e amante da pesca há 10 anos, Antônio Carlos informou à reportagem do Acorda Cidade que esta é a segunda vez que participa da ação.
“Hoje eu já consegui pescar uma tilápia, tamanho médio que deu cerca de 3kg, mas isso aqui para mim, é uma diversão, é uma alegria, eu pesco também no Rio Jacuípe, lá em Riachão, e hoje estou tendo a oportunidade de pescar aqui na própria cidade de Feira”, informou.
Quem também participou do evento, foi o servidor público, Adriano Nascimento da Silva. De acordo com ele, a ação envolve dois cunhos positivos, como a comemoração pelo aniversário da cidade de Feira de Santana, e a solidariedade em doar os peixes para as instituições filantrópicas.
“Esse é um dia muito interessante para quem gosta da pescaria, ainda mais que nós aqui podemos unir o útil com o agradável. Eu mesmo sempre pesco, gosto de viajar, ali na região do São Francisco, Barra do Tarrachil, que ainda fica na Bahia, mas já é divisa com Pernambuco, mas aqui hoje é uma data maravilhosa. Hoje nossa cidade completa 189 anos, posso até dizer que é 101 anos mais velha do que minha querida mãe, que já está com seus 88, mas a pesca também tem uma causa nobre, todo o material será destinado para o Lar do Irmão Velho, o Dispensário Santana, a AAPC, então só tenho que parabenizar o João, parabenizar a toda equipe de organização deste evento”, relatou.
Pode até parecer mais uma história de pescador, mas Adriano contou que quase pescou um tambaqui com cerca de 20kgs.
“Assim que a gente chegou aqui, um tambaqui bateu na minha linha, mas eu não consegui tirar da água. Ele fez todo o movimento, o pessoal viu, mas estava pesado, devia ter mais ou menos uns 20kgs. Mas teve um grupo ali que realmente conseguiu pescar, e na hora que foi pesar, deu 17kgs”, brincou.
Segundo João Dias, diretor de Educação Ambiental da Semmam, cerca de 60 pescadores participaram da Pesca Solidária.
“Nós temos aqui 60 pescadores inscritos, são pescadores artesanais e esportivos e algumas pessoas também da própria comunidade que pediram para pescar, e como é aniversário da cidade, a gente abriu a oportunidade para estas pessoas também poderem pescar. É uma data especial, nós visitamos durante a semana, as instituições que vão receber estes peixes e elas ficaram muito felizes porque o peixe está caro, e é uma das proteínas mais bem colocadas no ranking de alimentação do mundo”, destacou.
Até às 10h da manhã, cerca de 120kgs de peixes já tinham sido pescados. De acordo com João Dias, a estimativa é que 300kgs sejam doados.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também: Missa em celebração aos 189 anos de emancipação política é realizada em Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram