Feira de Santana

Com voos programados para dezembro, ampliação do Aeroporto de Feira deve custar até R$ 200 milhões

A informação foi passada pelo empresário Antônio Valter, em entrevista ao Acorda Cidade, nesta terça-feira (13).

Aeroporto de Feira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A reforma e ampliação do Aeroporto João Durval, em Feira de Santana, que já dura quase 2 anos deve custar aos cofres da empresa AFS, responsável pela administração do equipamento, entre 100 e 200 milhões de reais, contando com a área de desapropriação.

A informação foi passada pelo empresário Antônio Valter, em entrevista ao Acorda Cidade, nesta terça-feira (13).

Ele também revelou que, além da companhia Azul Linhas Aéreas, que terá voos diários de ida e volta para Recife, outra empresa de aviação, cuja sede será em Feira de Santana, deverá operar voos partindo do município.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu estava na expectativa de fazer o lançamento do primeiro voo de uma empresa aérea que está vindo para aqui, que a gente vai terminar de organizar tudo, porque eles vão ficar sediados aqui em Feira mesmo. E aí, para minha surpresa, na semana passada, o pessoal da Azul nos visitou com o objetivo de começar os voos para Recife. Serão voos chegando aqui às 14h e saindo às 14h40. Visualizo de Feira de Santana para o mundo, porque de Recife, você pode ir para a Europa, Estados Unidos e outros lugares do Brasil. Então esse é um pontapé super bacana, de poder sair daqui para passar um final de semana em Recife, saindo na sexta e voltando no domingo ou na segunda, então vai ser uma coisa muito agradável. E eu sempre vi aqui no nosso aeroporto um divisor de águas, você vai ter Feira de Santana antes e depois do aeroporto”, observou Antônio Valter.

O empresário adiantou que com a certificação da outra companhia será possível também viajar para São Paulo e retornar no mesmo dia.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“As viagens para São Paulo são nosso sonho de consumo. Com essa empresa aérea que estou trazendo para aqui, que não vou dizer agora o nome nem quando funciona, pois está vendo toda a sua certificação junto à Anac e vai ficar sediada aqui em Feira de Santana, nós vamos ter aquele sonho de consumo nosso, que é sair daqui às 6h da manhã para São Paulo, chegar lá e retornar às 20h. Você quer fazer um bate e volta rápido sai às 6h, resolve suas coisas, e volta à noite, não precisa ter despesas com hotel, pode vir no mesmo dia. E uma das coisas também que eu quero criar um diferencial aqui é padronizar valores da passagem aérea”, afirmou.

Maior atratividade

O empresário Antônio Valter destacou que desde que assumiu a gestão do aeroporto de Feira de Santana, vem realizando reformas para ampliar o espaço e garantir mais conforto para os usuários, de modo que se tornasse mais atrativo para as companhias aéreas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Estamos aqui fazendo essa reforma e já tem quase dois anos que a gente começou a fazer a parte de ampliação, nos bastidores, porque primeiro você só tinha o aeroporto, com embarques e desembarques, um guichê só, então não tinha como você visualizar a possibilidade de outras empresas áereas estarem vindo para aqui. Então cuidei de fazer uma parte de embarque, com um check-in que comporta quatro ou cinco empresas aéreas diferentes, para que a gente pudesse realmente dar um super voo de Feira de Santana. A mudança principal é que onde era só embarque e desembarque, passou a ser só desembarque, e a parte do embarque é em uma área que tem quase 400 metros construídos, onde a gente vai dar um maior conforto às pessoas que pretenderem viajar por Feira de Santana”, pontuou.

Para fazer com todo o projeto se tornasse realidade, segundo ele, foi necessário contratar também um profissional gabaritado na área de aviação, que desse todo o suporte na parte técnica e operacional do aeroporto.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Já tem quase 2 anos aqui eu fazendo essa construção. Na realidade, tive de contar com o apoio de uma pessoa que contratei para ser superintendente do aeroporto, que tem quase 2 anos comigo, que trabalhou quase 18 anos na Infraero, entende tudo de aviação e legislação, que está nos dando todo esse suporte técnico para que a gente possa ter um funcionamento responsável, utilizando todas as técnicas e condições de exigências da Anac, porque isso aqui é pra valer”, informou.

Antônio Valter confirmou que com a empresa Azul os voos devem iniciar a partir do dia 16 de dezembro.

“Eles fizeram agora essa visita técnica, e a gente está na fase agora de preparar salas, a parte de energia elétrica, projeto, todo o funcionamento, de Corpo de Bombeiros, tudo dentro das condições legais, então o que está previsto é que o primeiro voo vai acontecer no dia 16 de dezembro, se tudo estiver dentro das condições normais. Acho que a partir de novembro já é possível sinalizar a venda de passagens. Esses voos vão ser diários. Todos os dias o avião chega de Recife aqui às 14h e retorna para Recife às 14h40”, explicou em reportagem ao Acorda Cidade.

Quanto aos voos noturnos, este também devem acontecer caso haja liberação da Anac e a implantação da nova empresa aérea com sede em Feira.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós já encaminhamos à empresa que é responsável por liberar o IFR, porque a gente para ter esses voos noturnos a gente precisa dessa liberação, estamos aguardando que vai ter uma inspeção da Anac e a partir daí a gente fixar. Acredito que até dezembro, quando essa outra empresa terminar toda essa certificação, a gente vai estar apto para ter voos todas as horas e todos os turnos”, disse.

Segundo o empresário Antônio Valter, o objetivo neste momento é fazer com que o aeroporto passe a operar com voos comerciais e, em seguida, a concessionária deverá encaminhar as desapropriações necessárias.

“O que vamos fazer é colocar esse negócio para funcionar dentro das condições normais, voos e cargas, e a partir daí a própria necessidade vai fazer com que a gente se mobilize junto com o governo estadual para que essa desapropriação aconteça, porque a gente vai precisar ampliar. Aqui vamos ter realmente um marco, aí vamos ter nova pista, porque a atual tem 1.500 metros, e a parte que a gente vai ampliar para cargas e tudo, vai ser mais de 2 mil metros”, explicou.

Revitalização da pista

O diretor técnico operacional André Sena, que é da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, e trabalha há quase dois anos como superintendente do aeroporto, salientou que tem como papel assessorar a presidência da empresa em todos os assuntos ligados direta ou indiretamente com a Anac, com a Agerba e a Seinfra, principalmente dos assuntos de ordem técnica, como situação da pista e questões de segurança.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ele informou que a pista atual passará por revitalização para receber os novos voos, que deverão acontecer a partir de dezembro.

“A nossa pista hoje, se formos fazer um paralelo, tem o mesmo tamanho da pista do aeroporto de Ilhéus, similar à pista do Santo Dumont, então nós não temos nada a temer em relação à nossa pista, que tem uma estrutura boa, vamos passar por um processo de revitalização, pintar exatamente para essa novidade, que é a retomada dos voos aqui em Feira de Santana, e vamos tentar melhorar, porque a pintura é uma parte que envolve a segurança operacional dos voos”, explicou.

André Sena acrescentou que em dois anos o aeroporto de Feira nunca parou de funcionar, pois sempre está recebendo aeronaves de pequeno porte e o espaço fica aberto durante 24 horas, mesmo que a população acredite que está fechado.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

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