Economia

Boticário vai instalar megafábrica na Bahia

Jaques Wagner e James Correia não anunciaram qual foi a contrapartida do governo para a vinda da empresa para a Bahia

Acorda Cidade

Perfumes, shampoos e cremes do Grupo Boticário começarão a ser produzidos na primeira fábrica da companhia fora do Paraná, que será instalada na Bahia. A unidade terá capacidade de produção maior do que sua matriz em São José dos Pinhais (PR), que hoje é de 220 milhões de itens por ano. Na Bahia, a fábrica nasce com capacidade de 330 milhões de itens/ano. Além da indústria, o grupo abrirá um Centro de Distribuição, que juntos somarão R$ 335 milhões em investimentos no estado.

O presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, assinou na quinta-feira (8), no Hotel Pestana, no Pelourinho, na presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, o protocolo de intenção de instalação das unidades. As obras começarão em janeiro de 2012 e devem ser concluídas até meados de 2013. “Na fase de construção, vamos gerar mil empregos. Já a fábrica irá gerar 700 empregos diretos”, informou Grynbaum.

A Bahia concorria com Alagoas, Ceará e Pernambuco, mas, segundo Grynbaum, levou vantagem pela logística, mão de obra e  pela localização. “A posição geograficamente estratégica da Bahia com relação ao Norte e Nordeste do país foi importante na decisão final”.

Jaques Wagner e James Correia não anunciaram qual foi a contrapartida do governo para a vinda de O Boticário. O governador apenas comentou que o terreno será vendido a “um preço simbólico” e que essas medidas não teriam um custo para o estado. “Eu não tiro do meu bolso para dar. Você não perde, durante um período de tempo você deixa de ganhar, mas gera emprego e traz desenvolvimento para o estado”, disse Wagner. Camaçari, Simões Filho e Candeias disputam a implantação da fábrica.

O Boticário tem a maior rede de franquias de cosméticos do país, com uma fatia de 80% do mercado nacional. No Nordeste, 40% do mercado está na Bahia. Além da fábrica, a empresa anunciou a abertura da Eudora em Salvador.
 

Nova marca vem para concorrer com Avon e Natura

A nova marca Eudora, lançada pelo Grupo Boticário em fevereiro, também terá seus produtos fabricados aqui na Bahia. A linha é voltada para a classe C, sendo vendida através de lojas-conceito, venda direta (porta a porta) ou no comércio eletrônico através de redes sociais, estratégias novas do grupo. A Eudora chega para concorrer com marcas como Avon e Natura. Ontem, a empresa anunciou que antecipará a abertura da  primeira Eudora em Salvador até o final deste mês no Shopping Iguatemi – a inauguração estava marcada para outubro. A Eudora conta com mais de 300 itens distribuídos em perfumaria, produtos para corpo e banho, maquiagem e acessórios. A primeira loja na região Nordeste foi aberta em Fortaleza, mas a marca já está presente  em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, destacou que a companhia vê no Nordeste um mercado em potencial. Hoje, o Brasil é o primeiro país na aquisição de perfumaria e o terceiro quando se considera o mercado de cosméticos, perdendo para os EUA e Japão. As informações são do Correio.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários