O candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) garantiu, nesta quinta-feira (8), que sua gestão irá zerar a fila da regulação e que irá ampliar e aprimorar ainda mais a oferta de serviços de saúde ao povo baiano. Em entrevista à Rádio Sociedade, o petista enfatizou seu planejamento para a área, com a construção de sete novos Hospitais Regionais, seis novas maternidades, cinco novas policlínicas e dois novos centros de oncologia, que serão colocados em locais estratégicos para garantir uma melhor distribuição e acesso aos serviços de saúde para todos os baianos.
“Vamos zerar a fila da regulação e garantir atendimento de qualidade para todos os baianos, este é um compromisso meu. Eu só vou pensar em descansar quando toda população baiana tiver acesso a um sistema de saúde de qualidade, perto de casa, atencioso e que esteja presente para o acompanhamento e prevenção […] Olharemos também para os profissionais da área, teremos uma política de valorização profissional, pagamento de salários condizentes e atuaremos ativamente para incentivar e proporcionar condições atrativas para que os profissionais trabalhem no interior”, afirmou o candidato.
Jerônimo destacou que irá ampliar o apoio financeiro aos consórcios responsáveis pela administração das policlínicas e que será um parceiro dos prefeitos e secretários de saúde para promover melhorias nos hospitais municipais. O candidato do Time de Lula na Bahia reconheceu que há melhoras a serem feitas no sistema de saúde baiano, contudo, ressaltou que as críticas podem ser feitas sem mentir, como fez o ex-prefeito Acm Neto (União Brasil) que foi punido pela Justiça Eleitoral.
“A mentira tem se tornado um hábito do ex-prefeito, a gente sabe bem com quem ele aprendeu a se comportar assim, é a mais perfeita representação do tanto faz que ele tanto defende. Ele tem desrespeitado os eleitores quando falta com a verdade sobre a PM em Alagoinhas, sobre o Planserv, sobre a regulação e tantos outros temas. A Justiça Eleitoral está tratando deste tema, é uma pena que o candidato não saiba fazer política com verdades […] Ele já não frequenta os debates, foge de sabatinas e entrevistas, eu imagino que isso ocorra por falta de propostas, mas não dá para esperar muito de alguém que está conhecendo a Bahia pela primeira vez”, declarou o petista.
Jerônimo lembrou ainda que com a regulação, o acesso à saúde na Bahia deixou de ser por meio de indicação e favorecimentos, como era antigamente. O candidato do Time de Lula na Bahia voltou a criticar o comportamento do ex-prefeito e ressaltou sua confiança de que saíra vitorioso no primeiro turno do pleito estadual.
“Eu repito aqui, nós vamos vencer essa eleição no primeiro turno. O ex-prefeito sabe e está tão desesperado com isso que até tempo dos candidatos a deputado ele tomou para falar dele. Mas não é assim que funciona, o povo baiano não é bobo. Todo mundo sabe em quem ele votou, para quem ele fez campanha, que ele indicou cargos e ajudou o atual presidente a destruir o nosso país. A Bahia tem lado, o lado do emprego, o lado da comida na mesa, o lado de quem gosta de cuidar de gente. A Bahia não é da turma do tanto faz”, garantiu o postulante ao Palácio de Ondina.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram