Toda semana a puérpera Natalice Cerqueira Ferreira recebe a visita de uma equipe do Corpo de Bombeiro, que coleta um bem precioso em sua casa: leite materno. Com um bebê de apenas dois meses, a moradora da Matinha tem o alimento de sobra. Fornece em quantidade suficiente para o seu filho, e também pratica o ato de doar para quem não tem o mesmo privilégio de amamentar.
“As mães podem ajudar quando têm excesso e acabam desperdiçando, já que têm que tirar de qualquer jeito para não empedrar o peito e causar algum mal. Eles vieram fazer o cadastro, uma bombeira e um motorista vêm pegar e eu acho excelente. Pegam toda semana”, afirmou Natalice Cerqueira.
Em uma semana, a puérpera conseguiu retirar cerca de três litros de leite materno. Essa quantidade deve alimentar em torno de 30 bebês, através do Banco de Leite do Hospital da Mulher.
De acordo com a subtenente do Corpo de Bombeiros, Egina Tarciana, o projeto, denominado ‘Bombeiro Amigo do Peito’, teve início há 19 anos. Inicialmente foi lançado no Banco de Leite do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), e depois passou a ser executado em parceria com o Hospital da Mulher.
“Nós trabalhamos em dupla, eu e outra colega. A mãe que tem interesse em fazer essa doação de leite, que tem excesso de leite, depois que ganha neném, entra em contato direto com o banco de leite do Hospital da Mulher, informa endereço e um ponto de referência. Nós vamos até a casa dessa mãe e fazemos o serviço de orientação, tiramos todas as dúvidas que as mães têm com relação a amamentação, deixamos um kit, vaso esterilizado, que é o que ela vai precisar para fazer essa coleta de leite materno. E uma vez por semana passamos na casa dessa mãe e fazemos o recolhimento do leite que ela tirou durante a semana”, informou Egina Tarciana.
Após ser coletado na casa da mãe doadora, o leite é levado para o banco de leite do Hospital da Mulher, onde será examinado e passará pelo processo de pasteurização, para então ser distribuído para os recém-nascidos do hospital que necessitam.
O serviço de coleta é feito principalmente na zona rural de Feira de Santana, nos distritos do município, e também na cidade vizinha São Gonçalo dos Campos. Além desse trabalho de orientação sobre amamentação e a doação de leite, também está em desenvolvimento um projeto para levar informações sobre como evitar acidentes domésticos, além de cuidados com os bebês.
Como participar do projeto
Conforme a subtenente, as mães que desejam participar do projeto ‘Amigos do Peito’ podem entrar em contato com o Hospital da Mulher (75 3602-7100) ou o Corpo de Bombeiros, através da Central 193.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram