Diagnosticado com ceratocone no dia 21 de julho deste ano, Gustavo Silva Andrade, de 20 anos, morador do bairro do bairro Novo Horizonte, em Feira de Santana, corre contra o tempo para não perder a visão dos dois olhos.
A doença faz com que a córnea se projete para a frente progressivamente, afetando a estrutura do olho, que se torna o formato de um cone, o que pode comprometer totalmente a visão.
De acordo com a mãe de Gustavo, a dona de casa Fabiana Maria Silva, a cirurgia do filho foi marcada para segunda-feira passada, 22 de agosto, mas como o custo do tratamento é elevado, a família não conseguiu o dinheiro a tempo de pagar as cirurgias.
“Ele está em um estado avançado, sendo que ele já perdeu 20% do olho esquerdo e 16 ou 17% do olho direito. Esse tratamento não é feito pelo SUS, ele é feito por meio da colocação de dois anéis chamados ferrara. A cirurgia dele já foi marcada para o dia 22 de agosto, mas eu só tinha até segunda-feira passada para fazer o pagamento. A gente não teve condições financeiras porque cada cirurgia custa R$ 6.200”, relatou Fabiana Silva ao Acorda Cidade.
Para conseguir o recurso e realizar os procedimentos, a família lançou uma campanha de arrecadação e também pede doações de roupas, sapatos, acessórios e outros itens que possam ser comercializados em um bazar beneficente, cuja renda será totalmente revertida para cobrir o tratamento.
“O custo é muito alto, e os colírios que ele usa também são caros. Está sendo feita essa vaquinha online e também será realizado um bazar no bairro onde a gente mora. Será necessário fazer as cirurgias dos dois olhos. O custo total das cirurgias gira em torno de 12 a 13 mil reais, sendo que os procedimentos só são realizados em Salvador e teremos ainda as despesas de ir para lá”, destacou.
As doações para o bazar podem ser entregues na Igreja Assembleia de Deus, localizada na Avenida Frei Félix de Pacaúba, no bairro Novo Horizonte, Cep 44036-184. E a data do evento está marcada para o dia 28 de agosto, na Praça do Novo Horizonte, das 11h às 16h.
Aqueles que não puderem doar os materiais para o bazar, mas desejam colaborar financeiramente com a campanha, podem fazer transferências bancárias de qualquer valor para através do PIX 093.283.465-50, que é o CPF do jovem, ou enviar recursos para a conta bancária dele: Agência 001/Conta 16261544-2/Banco 0260.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram