Mendigo Urbano

Paródia de site de compras coletivas coleta doação para moradores de rua

'Mendigo Urbano' foi desenvolvido por dois estudantes de 19 anos. Objetivo é dar aos moradores de rua um kit com comida e roupas.

Acorda Cidade

Dois estudantes de 19 anos aproveitaram o sucesso das compras coletivas para criar um site em benefício de quem precisa. O Mendigo Urbano é um site colaborativo que “vende” doações em dinheiro para moradores de rua. “A ideia era criar uma paródia do Peixe Urbano. Inventei o nome para chamar a atenção”, disse João Pedro Burclaff, que colocou o site no ar na terça-feira passada (16) junto do amigo Bruno Henrique Stein, sócio do projeto.

Os usuários podem doar qualquer valor, até “moedas”, basta comprar um passe. A meta é arrecadar R$ 250, que direito a um Kit Mendigoinclui cestas básicas, roupas e cortes de cabelo. Para o lançamento do site, quatro moradores de rua foram cadastradostrês são de Novo Hamburgo (RS), cidade dos estudantes, e outro de Porto Alegre (RS).

Os internautas também podem sugerir moradores de rua que queiram ajudar. Em menos de uma semana, os estudantes receberam mais de 30 sugestões de vários estados, o que virou um problema para eles. “Ainda não decidimos como vamos tocar o projeto em lugares fora do Rio Grande do Sul. Para cadastrar o mendigo no site, precisamos perguntar se ele quer participar. Também tem a questão da entrega da doação. Por isso, estamos procurando ONGs que gostariam de ajudar”, explica Burclaff, que conferiu cada uma das 30 sugestões recebidas.

Sem nenhuma ajuda financeira, os estudantes tiveram a ideia dois meses. O Mendigo Urbano usa a plataforma do PayPal para receber as doações e aceita apenas cartões de crédito. O site tem recebido uma média de 2 mil acessos diários, com um pico na sexta-feira de 4,7 mil visitantes únicos. No blog do Mendigo Urbano, os estudantes irão postar toda a “história” da doação. Depois de conseguir os R$ 250, eles vão filmar a compra dos produtos e a entrega aos moradores de rua. As informações são do G1.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários