Na última semana, houve muitas reclamações por parte da população de que estão faltando materiais nos postos de saúde de Feira de Santana, a exemplo de fitas para medição de glicemia, insulina para diabéticos e até mesmo algodão para aplicação das vacinas.
Por falta do algodão, muitas pessoas deixaram de tomar a 3ª e 4ª doses do imunizante contra a covid-19.
Acerca desta falta de insumos em alguns postos de saúde do município, a secretária interina de saúde, Fernanda Botto, garantiu que a situação já está sendo resolvida.
“Alguns processos licitatórios antigos foram fracassados e isso prejudicou muito a nossa gestão. Agora já estamos com os processos praticamente finalizados e estamos reabastecendo as nossas unidades. A questão do algodão essa semana já conseguimos restabelecer, e as unidades já começaram a receber. A insulina, apesar da falta no país, Feira não está tendo falta, pois recebemos um lote há cerca de um mês dessa medicação. As tiras glicêmicas, que eram o gargalo da nossa secretaria, também já foi resolvido a falta e esse material já está sendo entregue às unidades. É um momento, de fato, delicado, mas que estamos vencendo e reorganizando a casa para tratar ainda melhor a população”, disse a secretária.
Ela informou que os materiais precisam ser adquiridos por meio de processos licitatórios para garantir a lisura das compras. “É um processo burocrático, mas que precisa ser cumprido e tem um rito. Das outras vezes, houve licitações desertas, que é quando um fornecedor não se apresenta para oferecer propostas. Mas este ano já estamos próximos de conseguir que toda esta situação seja resolvida 100%. A falta de algodão nós já notificamos e está sendo restabelecido esse material.”
Quanto ao pagamento de terceirizados, Fernanda Botto informou que a secretária sempre faz os pagamentos à medida que recebe os repasses. “A mão-de-obra está quitada, a questão dos profissionais e aos poucos as situações estão se resolvendo.”
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram