Cultura

Caminhada do Folclore transforma avenida em vitrine da cultura popular

A mistura de cores e rítmos proporcionados pelos grupos folclóricos marcaram o evento que busca resgatar e dar visibilidade a grupos culturais.

 

Andréa Trindade

Centenas de pessoas participaram neste domingo (21) da 12ª Caminhada do Folclore, na avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana. A mistura de cores e rítmos proporcionados pelos 100 grupos folclóricos marcaram o evento que busca  resgatar e dar visibilidade a estes grupos culturais, compostos por cerca de cinco mil integrante. A participação de centenas de crianças foi uma atração à parte, todo o tempo elas interagiam e observavam as apresentações.

Para a diretora do Centro de Cultura e Arte (Cuca), Celismara Gomes, todos os anos a caminhada transforma a avenida em uma verdadeira vitrine que expõe a cultura popular com traços nordestinos. Ela ressalta que a cultura de raiz está sendo representada de diferentes formas por cada cidade que participa do evento.

Capoeira regional e de angola, literatura de cordel, percussãobumba meu boi, samba de roda, afoxé, reisado, caretas, dança afro, sanfoneiros e quadrilhas foram alguns elementos culturais assistidos pelo público que foi prestigiar a passagem dos grupos. Participaram comunidades de vários distritos de Feira de Santana e de cidades circunvizinhas como Gavião, Santo Amaro, Teodoro Sampaio e Tanquinho.


 

O prefeito Tarcízio Pimenta que também esteve presente, disse que a caminhada faz parte do calendário de eventos da cidade e atrai um público que contempla e interage. Os deputados Carlos Geilson e Neto participaram do evento além dos vereadores Frei Cal e Marialvo Barreto.

O cortejo iniciou nas proximidades do cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua São Domingos e terminou na praça de alimentação, localizada no centro, com percurso de aproximadamente 2,5 quilômetros.
O evento é uma realização da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana e marca o encerramento das comemorações da Semana do Folclore.

De acordo com a assessoria de comunicação da Uefs, a Caminhada do Folclore, inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil, é o único evento com esse perfil em toda a Bahia que vem desencadeando um movimento de resgate e revitalização dos grupos locais.

A caminhada é um evento importantíssimo pois acaba aflorando e ratificando a identidade cultural da nossa cidade, do estado e do país. O folclore que é uma vertente de nossa cultura popular precisa ser resgatado pelas novas gerações.

(Com informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade)

Fotos: Ed Santos

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários