Muitas pessoas se dirigiram à Unidade Básica de Saúde Caseb I, no bairro Caseb, na manhã desta quinta-feira (11), em Feira de Santana e desde a madrugada aguardaram na fila, para tentar marcar consultas ou realizar exames. No entanto, as reclamações foram muitas, devido à quantidade insuficiente de fichas, dentre outras dificuldades que enfrentam no dia a dia para conseguirem atendimento no local.
Na fila desde as primeiras horas da manhã, a paciente Bernadete de Jesus Oliveira informou em entrevista ao Acorda Cidade que tentava marcar uma consulta para ela. Ela chegou a elogiar o atendimento dos profissionais, mas reclamou que a demora é grande para conseguir um exame.
“Eles atendem bem, marcam, mas se for para agendar um exame leva muito tempo para ser atendido. Aqui é feita a consulta, agora os exames é que demoram. Se a pessoa tiver que morrer, ela morre. Eles passam os exames, e eu vou agendar lá na central. (…) São poucas fichas, mas muita gente está precisando e não tem”, afirmou a dona de casa.
Outra pessoa que aguardava na fila, Lilia Fraga da Silva foi à unidade para tentar agendar uma consulta com clínico ou ginecologista, mas enquanto falava com a reportagem, ouviu o aviso que as fichas já tinham acabado. “Aqui é assim, só atendem 19 pessoas. Agora tenho que voltar para casa, não vou ser atendida nem marcar a consulta. Vou ter que tentar madrugar na quinta-feira”, lamentou.
Ela se queixou ainda que para algumas situações estão faltando materiais para a população.
“Eu gostaria de fazer uma reclamação aqui, não minha, mas de uma senhora que mora próximo à minha casa. Ela tem uma ferida crônica na perna e toda vez que vem nesse posto fazer a limpeza, nunca tem material para fazer. E quando tem, elas falam que não podem fazer, porque estão dando vacina na sala de curativo. Essa semana, a filha teve que trazer a mãe doente e ainda teve que trazer pomada, curativo, para fazer tudo isso, que aqui não tem”, reclamou.
Moradora do bairro Caseb, Rita Martins de Jesus também chegou cedo e foi a última a receber a senha na fila. Ficou feliz por ter conseguido, mas lamentou pelas pessoas que chegaram no mesmo horário que ela e não tiveram a mesma chance.
“A senha ‘morreu’ em mim, e espero que seja atendida. Vim fazer um exame e marcar uma consulta para o meu esposo, que tem problema de coração. Essa senha encerrou aqui, um milagre do Senhor. São 19 fichas, mas deveriam atender as outras que chegaram quase no mesmo horário que eu”, avaliou.
O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretaria de Saúde para obter uma resposta sobre as reclamações e até o momento não obteve retorno.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
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